É possível afirmar que com o crescimento do cinema brasileiro nos últimos anos, (Sem vírgula) temos (Evite ideia de primeira pessoa) um aumento significativo de pessoas que passaram a frequentar salas de cinemas no país, mas, (Sem vírgula) sabemos que nem todos têm o privilégio de assistir um filme no cinema. Diante disso, convém analisar-mos as causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse. (Reelabore e articule mais as discussões iniciais)
Tendo em vista que com as mudanças que ocorreram no país, onde (Use pronomes relativos) a migração de pessoas do campo para a cidade, a urbanização cada vez mais acelerada e a falta de investimento na infraestrutura para suportar a demanda, (Sem vírgula) ocorreram mudanças significativas no contexto geográfico do cinema. (Como as discussões apresentadas nesse parágrafo estão relacionadas com o tema? Reestruture)
Nesse sentido, podemos destacar que a classe média foi privilegiada pelo fato de os cinemas estarem em áreas mais nobres das cidades (Reflita sobre essa ideia e reestruture a argumentação), dessa forma, ocorreu uma certa exclusão da classe baixa da população (Vírgula) e também pela dificuldade de acesso nas áreas mais atingidas como: Norte, Nordeste e periferias urbanas. (Abordagem superficial do tema proposto)
Desse modo, sabemos que todos têm direito ao acesso ao cinema e não é isso que está ocorrendo (Melhore a construção de sentido), pois as informações são direitos de todos os cidadãos (Como assim? Falta na progressão de sentido). Diante disso, podemos tentar sensibilizar órgãos públicos responsáveis, (Sem vírgula) com o no intuito de promover um projeto que viabilize a implantação de salas de cinemas em escolas públicas, que dê acesso à pais de alunos e a população mais carente, sendo assim, todos teriam o direito de acesso ao cinema e com isso, (Sem vírgula) seria o início da resolução do problema. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas, pois elas apresentam problemas de adequação tanto com relação ao gênero quanto ao tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |