Topo
pesquisar

Banco de Redações [redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação enviada em 06/11/2019 18:26

PUBLICIDADE

   Localizado na famosa Rua das Pedras, em Armação dos Búzios, interior do estado do Rio de Janeiro, o Cine Bardot causou surpresa nos habitantes da região ao anunciar, em 2018, seu fechamento, tanto por falta de verbas como por ausência de espectadores. O antigo cinema foi palco de diversos festivais e exibições da 7ª arte, levando ainda mais cultura aos turistas e moradores do local. Apesar de reaberto após alguns meses, a situação descrita leva a uma análise da atual falta de credibilidade do cinema no Brasil. Indubitavelmente, razões como a segregação desse tipo de cultura, atrelado ao seu desvalorizamento, impedem que, no país, a democratização do cinema ocorra, situação que precisa ser gerenciada.

   A priori, é de fundamental importância salientar os motivos que levam a uma segregação desse tipo de arte. Decerto, a maior parte dos cinemas no país se localizam em cidades grandes que apresentam um desenvolvimento significativo, como São Paulo e Brasília. Enquanto essas localidades possuem, no mínimo, 5 salas de exibição de filmes -distribuídas em vários bairros- municípios menores e não tão urbanizados suportam no máximo 1 ou 2 e, normalmente, em seus respectivos centros, o que pode vir a ser um empecilho para aqueles que morem longe e não têm condições de se deslocarem a qualquer momento para as áreas privilegiadas. Além disso, os preços de uma exibição também devem ser levados em conta -normalmente, os finais de semana custam mais caro, e, como grande parte do povo só apresenta disponibilidade nesses dias, a ideia é rapidamente descartada.-

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

 

 

   Ademais, outro ponto que deve ser discutido diz respeito a desvalorização das obras cinematográficas brasileiras. Sem dúvidas, os brasileiros nutrem um preconceito com grande parte dos longas produzidos no solo do 'país tropical', dando visibilidade somente aos que repercutem em âmbito internacional -como é o caso de "Cidade de Deus", obra que abordou a história do combate ao tráfico nas favelas brasileiras e tornou-se extremamente elogiada pelos críticos-. Com toda a certeza, o apoio dos próprios integrantes do país frente as produções é extremamente importante, visto que, de forma geral, os filmes só permanecem em cartaz quando há uma grande procura sobre eles.

 

 

 

 

  Portanto, para que a democratização do acesso ao cinema no Brasil ocorra, o Governo Federal, cujo mandatário é o presidente Jair Bolsonaro, deve, por intermédio de decretos, incentivar a construção de cinemas em locais não tão privilegiados, disponibilizando verbas para as prefeituras dessas respectivas cidades, a fim de levar a 7ª arte a todos. Outrossim, as escolas públicas e municipais devem realizar, mensalmente, exibições de filmes do país aos seus alunos. Dessa forma, a democratização acontecerá, e os cinemas não serão mais negligenciados, como foi o caso do Cine Bardot.

 

 

 

 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola