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Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação enviada em 06/11/2019

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Localizado na famosa Rua das Pedras, em Armação dos Búzios, interior do estado do Rio de Janeiro, o Cine Bardot causou surpresa nos habitantes da região ao anunciar, em 2018, seu fechamento, tanto por falta de verbas como por ausência de espectadores. O antigo cinema foi palco de diversos festivais e exibições da 7ª arte, levando ainda mais cultura aos turistas e moradores do local. Apesar de reaberto após alguns meses, a situação descrita leva a uma análise da atual falta de credibilidade do cinema no Brasil. Indubitavelmente, razões como a segregação desse tipo de cultura, atrelado ao seu desvalorizamento, impedem que, no país, a democratização do cinema ocorra, situação que precisa ser gerenciada. (Reestruture as discussões iniciais e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

A priori, é de fundamental importância salientar os motivos que levam a uma segregação desse tipo de arte. Decerto, a maior parte dos cinemas no país se localizam em cidades grandes que apresentam um desenvolvimento significativo, como São Paulo e Brasília. Enquanto essas localidades possuem, no mínimo, 5 salas de exibição de filmes -distribuídas em vários bairros- municípios menores e não tão urbanizados suportam no máximo 1 ou 2 e, normalmente, em seus respectivos centros, o que pode vir a ser um empecilho para aqueles que morem longe e não têm condições de se deslocarem a qualquer momento para as áreas privilegiadas. Além disso, os preços de uma exibição também devem ser levados em conta -normalmente, os finais de semana custam mais caro, (Sem vírgula) e, como grande parte do povo (Reelabore essa ideia) só apresenta disponibilidade nesses dias, a ideia é rapidamente descartada.- (Uso inadequado da pontuação. Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

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Ademais, outro ponto que deve ser discutido diz respeito a desvalorização das obras cinematográficas brasileiras. Sem dúvidas, os brasileiros nutrem um preconceito com grande parte dos longas produzidos no solo do 'país tropical' (Aspas duplas), dando visibilidade somente aos que repercutem em âmbito internacional -como é o caso de "Cidade de Deus", obra que abordou a história do combate ao tráfico nas favelas brasileiras e tornou-se extremamente elogiada pelos críticos-. Com toda a certeza (Evite esse tipo de construção), o apoio dos próprios integrantes do país frente as produções é extremamente importante, visto que, de forma geral, os filmes só permanecem em cartaz quando há uma grande procura sobre eles. (Como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o texto? Reelabore)

Portanto, para que a democratização do acesso ao cinema no Brasil ocorra, o Governo Federal, cujo mandatário é o Presidente Jair Bolsonaro, deve, por intermédio de decretos, incentivar a construção de cinemas em locais não tão privilegiados, disponibilizando verbas para as prefeituras dessas respectivas cidades, a fim de levar a 7ª arte a todos. Outrossim, as escolas públicas e municipais devem realizar, mensalmente, exibições de filmes do país aos seus alunos. Dessa forma, a democratização acontecerá, (Sem vírgula) e os cinemas não serão mais negligenciados, como foi o caso do Cine Bardot. (Reelabore as discussões e apresente a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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