Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: A cultura é para todos

Banco de Redações

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação enviada em 06/11/2019 17:44

PUBLICIDADE
A Constituição Federal assegura assegura a todos os cidadãos acesso a fontes de cultura nacional, garantindo, assim, acesso igualitário ao bem cultural. Contudo, 91% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema e 60% dos jovens nunca foram ao cinema, segundo o IBGE. Porém, sabemos que o acesso as salas de cinema é limitado por estarem concentradas na maioria das vezes em shoppings centers consequentemente em cidades grandes, sem contar que o custo é alto. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos governamentais e sociais.



Marilena Chauí, filósofa brasileira diz que a democracia deve ser um sistema de direitos iguais para todos, sem ações que prejudiquem um grupo em prol de outro. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela constituição é amputado e o abismo entre o cinema como cultura e os cidadãos menos favorecidos torna-se, portanto, maior. Pode-se dizer então que a problemática está diretamente ligada a falta de interesse por parte da população e o baixo investimento na área cultural do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)




Diante dos argumentos supracitados, é dever do Governo definir um valor acessível para a população garantindo transporte gratuito para os moradores de cidades pequenas. É importante um interesse maior por parte da população quanto aos seus direitos no acesso livre em áreas de entretenimento, lazer e cultural.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola