A cultura é para todos

Banco de Redações

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação enviada em 06/11/2019

PUBLICIDADE

A Constituição Federal assegura assegura a todos os cidadãos acesso a fontes de cultura nacional, garantindo, assim, acesso igualitário ao bem cultural (Melhore a construção dessa ideia). Contudo, 91% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema e 60% dos jovens nunca foram ao cinema, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla). Porém, sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que o acesso as salas de cinema é limitado por estarem concentradas na maioria das vezes em shoppings centers (Vírgula) consequentemente em cidades grandes, sem contar  (Evite esse tipo de construção) que o custo é alto. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, (Sem vírgula) intrinsecamente ligado a aspectos governamentais e sociais. (Reelabore as discussões iniciais e reestruture a tese)

Marilena Chauí, filósofa brasileira (Vírgula) diz que a democracia deve ser um sistema de direitos iguais para todos, sem ações que prejudiquem um grupo em prol de outro. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição é amputado e o abismo entre o cinema como cultura e os cidadãos menos favorecidos torna-se, portanto, maior. Pode-se dizer então que a problemática está diretamente ligada a falta de interesse  (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture) por parte da população e o baixo investimento na área cultural do país. (Reelabore essa discussão. Delimite e articule mais as ideias)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Diante dos argumentos supracitados, é dever do Governo definir um valor acessível para a população garantindo transporte gratuito para os moradores de cidades pequenas. É importante um interesse maior por parte da população quanto aos seus direitos no acesso livre em áreas de entretenimento, lazer e cultural. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES