- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 06/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo alemão Arthur Schopenhauer defendia a crença na arte como um mecanismo de fundamental valor na inibição da tristeza advinda dos sofrimentos agregados à existência humana. Hoje em dia, a sociedade se vê cada vez mais imersa no mundo tecnológico (Vírgula) possibilitando, por sua vez, um maior contato com a arte em suas mais diversas formas de manifestação. Entretanto, o acesso a tais meios muitas vezes não contemplam toda a população de um país, como é evidenciado no caso dos cinemas, aos quais muitos acabam sendo privados do seu acesso. (Reelabore as discussões iniciais. Elas precisam estar mais relacionadas com o tema)

A admiração da humanidade a entretenimentos teatrais, como peças e filmes, é visto desde a antiguidade. Uma exemplificação para tal fato é demonstrada na ocorrência de espetáculos na Roma Antiga, os quais eram veículos primordiais para a diversão popular e cuja importância perpetua após séculos, sendo os locais onde (Use pronomes relativos) eram realizadas tais apresentações preservados até atualidade. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reestruture e articule mais as ideias apresentadas)

Dentro desse contexto, o acesso ao cinema, sendo este um mecanismo que possibilita não só o bem estar como também o contato com registros históricos, deve ser de abrangência geral às regiões de um país, contexto que contrapõe a realidade brasileira onde muitos cidadãos que vivem em áreas mais pobres, com pouca infra estrutura  infraestrutura e baixos níveis de desenvolvimento não possuem a oportunidade de estar em contato com tal espaço. (Desenvolvimento superficial do tema proposto)

Portanto, devido a grande importância do acesso a espaços como os cinemas, a inclusão de populações menos favorecidas à locais que promovam a possibilidade do contato com tal ferramenta é essencial. Uma alternativa para tal fim é a elaboração de melhorias à infra estrutura de regiões menos desenvolvimento por parte do Ministério das Cidades, possibilitando o cenário adequado à ampliação de salas de cinema nas regiões menos favorecidas. (Reelabore as discussões e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200