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Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação enviada em 06/11/2019

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O cinema foi criado inicialmente para fins científicos de pesquisa. Com o decorrer do tempo, ele foi evoluindo e transformando-se em entreterimento. No Brasil, em 1997 (Vírgula) diminuiu o número de cinemas por diversos fatores (Como assim?), (Ponto final) Contudo, atualmente ele vem crescendo, porém apesar disso existe o problema da exclusão de algumas regiões, o que interfere na democratização. (Reelabore as discussões iniciais, uma vez que apresentam problemas na progressão de sentido. Formule a tese)

Em 1997, o Brasil teve um grande número de cinemas. Porém com o êxodo rural e avanços tecnológicos, por exemplo, isso foi mudando (Reveja essa discussão). A alta concentração de pessoas nas cidades, (Sem vírgula) superou o número de salas de cinemas. Além disso, com o avanço tecnológico é de fácil acesso os filmes em plataformas digitais ou TVs, e até mesmo as novelas que antes encontrávamos (Evite ideia de primeira pessoa) apenas nos rádios. (Reelabore as discussões e desenvolva de acordo com o tema proposto)

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Atualmente , em metropóles como São Paulo o cinema vem crescendo novamente. O aumento de shopping centers, (Sem vírgula) proporcionou (Vírgula) segundo o IBGE ( instituto brasileiro de geografia e estatística) (Vírgula) um acréscimo de 1200 salas, totalizando 2200. O problema é o desfavorecimento para regiões mais pobres. Assim como a alta industrialização, as telas de cinemas estão centralizadas nas grandes cidades, o que gera exclusão social e falta de democratização popular. (Abordagem superficial do tema. Reestruture a discussão apresentada)

Em vista do desejo de democratização do acesso ao cinema no Brasil, faz-se necessário o investimento do governo em políticas públicas na instauração de cinemas comunitários em pequenas cidades. Além disso, a escola deve ser orientada a dar aulas extracurriculares de cinema/áudio visual, (Sem vírgula) e ter o auxílio dos materiais necessários para as regiões mais desfavorecidas terem a democracia e fazerem parte do "mundo" do cinema. (Reelabore a proposta de intervenção)

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Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo. Além disso, as ideias precisam ser desenvolvidas e delimitadas de acordo com o tema proposto. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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