Topo
pesquisar

Banco de Redações [redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação enviada em 06/11/2019 02:46

PUBLICIDADE

No filme 'O Auto da Compadecida', o enredo baseia-se, basicamente, na história de uma família nordestina que, para assistir ao seu filme favorito (Mazarope), viaja para a capital de São Paulo em busca de um cinema que pudesse reproduzí-lo. Fora das artes cinematográfica, o acesso à cultura proporcionada pelo advento do cinema tem sido cada vez mais elitizada pela concentração capital e industrial nos grandes centros urbanos; causando, assim, um déficite no que se refere à infraestrutura de disponibilização desse recurso de lazer e cultura.

Divulgado pelo G1.com, nos últimos 5 anos, mesmo com o crescimento de quase 50%, apenas 170 a cada 1000 pessoas frequêntam o cinema; dessas, a maioria reside em áreas de maior renda per capita. A Ancine, em consonância, afirma que, das regiões menos favorecidas com esse bem, as principais estão em áreas do Norte, Nordeste e periferias urbanas; dentre outras. Ou seja, mesmo sendo garantido o direito de igualdade a todos, sem restrição de qualquer natureza no artigo V da constituição vigente, nota-se, portanto, que o Estado não é infalível perante todas situações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ademais, pensar que o problema está a caminho de uma solução é um ledo engano. Problemas que têm, como origem, dinâmicas de outro setor da sociedade, como o industrial, geralmente, não reverbera com o primeiro, visto que esse, no Brasil, por conta da cultura de estatização, é - ainda - arcaico em sua maneira de fazer gestão.

Medidas que envolvem boa gestão, portanto, se fazem necessárias para a resolução do impasse. A biologia ensina, com Darwin, que nem sempre o mais forte sobrevive, mas, sim, aquele que tem a capacidade de adaptar-se a novas transformações. Dessa forma, o Governo Federal em parceria com a Ancine e a Receita Federal, deve, com viés, concedeer indultos governamentais para empresas do ramo cinematográfico que contribuírem com a infraestrutura de disponibilização de acesso ao cinema

em áreas menos favorecidas, por meio da abrangência de filiais nessas áreas e por incentivos a outras. Não obstante, estabelecer ppps (parcerias público-privadas) com cinemas virtuais para reprodução de filmes na íntegra para aqueles que mais se identificam com suas TVs em cinemas domiciliares.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola