- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 06/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme 'O Auto da Compadecida' (Aspas duplas), o enredo baseia-se, basicamente, na história de uma família nordestina que, para assistir ao seu filme favorito (Mazarope), viaja para a capital de São Paulo em busca de um cinema que pudesse reproduzí-lo. Fora das artes cinematográfica, o acesso à cultura proporcionada pelo advento do cinema tem sido cada vez mais elitizada pela concentração capital e industrial nos grandes centros urbanos; causando, assim, um déficite no que se refere à infraestrutura de disponibilização desse recurso de lazer e cultura. (Discussão pertinente, no entanto precisa estar melhor relacionada com os fatos que são apresentados)

Divulgado pelo G1.com, nos últimos 5 anos, mesmo com o crescimento de quase 50% (Crescimento do quê?), apenas 170 a cada 1000 pessoas frequêntam o cinema; (Ponto final) Dessas, a maioria reside em áreas de maior renda per capita. A Ancine, em consonância, afirma que, das (Sem vírgula) regiões menos favorecidas com esse bem, as principais estão em áreas do Norte, Nordeste e periferias urbanas; (Vírgula) dentre outras. Ou seja, mesmo sendo garantido o direito de igualdade a todos, (Como essa ideia se relaciona com o tema?) sem restrição de qualquer natureza no artigo V da Constituição vigente, nota-se, portanto, que o Estado não é infalível perante todas situações. (Reelabore as discussões apresentadas e melhore a progressão de sentido)

Ademais, pensar que o problema está a caminho de uma solução é um ledo engano (Evite esse tipo de construção). Problemas que têm, como origem, dinâmicas de outro setor da sociedade, como o industrial, geralmente, não reverbera com o primeiro, visto que esse, no Brasil, por conta da cultura de estatização, é - ainda - arcaico em sua maneira de fazer gestão. (Reelabore as discussões apresentadas e melhore a progressão de sentido)

Medidas que envolvem boa gestão, portanto, se fazem necessárias para a resolução do impasse. A biologia ensina, com Darwin, que nem sempre o mais forte sobrevive, mas, sim, aquele que tem a capacidade de adaptar-se a novas transformações (Reelabore essa discussão). Dessa forma, o Governo Federal (Vírgula) em parceria com a Ancine e a Receita Federal, deve, com viés, concedeer indultos governamentais para empresas do  (Problemas na construção de sentido) ramo cinematográfico que contribuírem com a infraestrutura de disponibilização de acesso ao cinema em áreas menos favorecidas, por meio da abrangência de filiais nessas áreas e por incentivos a outras. Não obstante, estabelecer ppps (parcerias público-privadas) com cinemas virtuais para reprodução de filmes na íntegra para aqueles que mais se identificam com suas TVs em cinemas domiciliares. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, delimite as ideias apresentadas, pois há uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200