- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 05/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não há como negar a importância do cinema em uma sociedade (Evite esse tipo de construção). Além de muito atrativo, é também uma fonte de conhecimento que marca gerações. No princípio, houve a idéia de que o cinema seria uma novidade passageira, mas, foi um mito, pois o cinema continua marcando e encantando com histórias extraordinárias (Reelabore essa construção). Embora o cinema seja considerado algo "comum" em algumas sociedades (Melhore a escolha lexical), outras nunca tiveram oportunidade de viver tal emoção. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a proposta do tema)

Com a crescente humanização (Como assim?) e a chegada dos shopping centers, cresce o número de cinemas nas áreas privilegiadas com melhor economia. Dessa forma a população das grandes cidades ganham o mundo alternativo do cinema, enquanto às populações das áreas menos desenvolvidas, (Sem vírgula) são totalmente excluídas desse privilégio. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial das ideias apresentadas)

Além disso a chegada das inovações tecnológicas nas áreas privilegiadas, (Sem vírgula) estão gradativamente retardando o número de telespectadores ao cinema, somente 17% da população dessas cidades frequentam o cinema. Esse desenvolvimento desorganizado causa revoltas, porque: Enquanto uns tem facilidade de acesso ao cinema e as inovações tecnológicas, (Melhore a construção de sentido) outros não conseguem acesso à nenhuma dessas opções. Por exemplo: a população dos interior das pequenas cidades do Nordeste. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Portanto, é preciso ampliar o acesso nas áreas menos favorecidas. O Governo deve investir em infraestrutura urbana, o ministério do desenvolvimento tecnológico (Reveja) por meio das secretarias de comunicações devem criar ONGs (Desenvolva as siglas) que tenham acesso à tecnologia, ao cinema e que promovam ações educativas com o propósito de atualizar as comunidades e levar conhecimento e lazer. Assim, teremos (Evite primeira pessoa) pessoas mais atualizadas, modernas e informadas. Isso influenciará de maneira positiva na redução da taxa de analfabetismo. (Como a proposta de intervenção se relaciona com o tema? Reflita e reestruture)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200