- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 05/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No final do século XIX, (Sem vírgula) surge a indústria cinematográfica após ser realizada, pelo inventor francês Lumière, a primeira exibição de um filme para o público. (Melhore a progressão de sentido) Atualmente, apesar do crescimento do número de pessoas que frequentam as salas de cinema brasileiros, o índice ainda é baixo. Sob esse viés, torna-se profícuo uma análise dos fatores que impedem uma real democratização do acesso ao cinema no Brasil, como o descaso estatal e as desigualdades socioeconômicas. (Discussões pertinentes, porém precisam ser reelaboradas para melhorar a progressão de ideias no parágrafo de introdução)

Em primeira análise, convém ressaltar que a dificuldade para se democratizar o acesso ao mundo cinematográfico na sociedade brasileira se deve, muitas vezes, ao descaso estatal em relação à problemática. Segundo a Constituição Cidadã de 1988, é dever do Estado incentivar e apoiar a cultura, além de garantir o aproveitamento dela por toda a população (Ideia pertinente, mas precisa ser reestruturada para melhorar a construção de sentido). Entretanto, é fato que o Governo não investe de maneira efetiva em políticas públicas, (Cuidado com essa afirmação) as quais tenham como intuito facilitar a acessibilidade dos indivíduos aos ambientes culturais. Desse modo, atividades culturais, como o cinema, tornam-se restritas a um pequeno grupo de pessoas. (Reestruture e delimite as ideias para melhorar a construção de sentido)

Outrossim, as complicações para se ter acesso a esse meio cultural também ocorrem em razão das desigualdades socioeconômicas (Desenvolva mais essa discussão). Nessa perspectiva, mesmo com o advento das plataformas de streaming, como a Netflix, as quais aumentaram a possibilidade das pessoas assistirem a filmes sem precisarem sair de casa, nem toda a população tem condições financeiras de arcar com tais recursos. Assim sendo, diversas camadas da sociedade ficam impedidas de usufruir das produções da indústria cinematográfica. (Reestruture e desenvolva e acordo com a estrutura do texto)

Levando em consideração esses aspectos, faz-se necessário que o Estado tome providências para amenizar a atual situação. Logo, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) desenvolva projetos que exibam, de maneira gratuita, filmes nacionais e estrangeiros em salas de cinema e em escolas, com o objetivo de facilitar a acessibilidade a esses recursos por toda a sociedade, gerando menos desigualdade cultural. Posto isso, todos poderão usufruir da invenção de Lumière. (Reelabore as discussões apresentadas e formule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois não há progressão de ideias, além de problemas na construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200