No século XX, em território brasileiro, durante o período no qual vigorou o governo de Juscelino Kubitschek, houve o recrudescimento da presença de tecnologias que fomentam a difusão cultural. Nesse contexto, o acesso a tais inovações foi restrito a grupos economicamente favorecidos, originando desigualdade no acesso a essas. Tal disparidade perdura, analogamente, no acesso aos cinemas, engendrada tanto por fatores relativos à distribuição desses nas cidades quanto pela manutenção da criação de obras que visam retratar a ideologia das classes hegemônicas política e economicamente. (Discussões pertinentes, mas as ideias precisam estar mais relacionadas)
Primeiramente, convém analisar essa problemática a partir do pensamento do geógrafo brasileiro Milton Santos, o qual afirma que as cidades possuem uma dimensão simbólica (O que seria isso?). Sob esse viés, a concentração de cinemas em determinadas regiões das cidades propicia a atenuação do ingresso dos grupos que não as habitam a tais estabelecimentos, uma vez que essa parcela da sociedade, por desconhecê-los nas localidades em que subiste (?), abstém-se de frequentá-los (Reelabore essa discussão). Desse modo, a organização socioespacial das cidades intensifica tal situação.
Em decorrência disso, as obras cinematográficas engajam-se, tencionando maior lucro, na representação dos modos de vida de determinados segmentos sociais, respaldando o acesso desigual a essas (Como assim?). Respalda tal tese o filósofo alemão Theodor Adorno, (Melhore a progressão de sentido) que afirma que, priorizando lograr lucros, os escritores optam por retratar em suas obras o modo de vida das classes dominantes, massificando-os. Essa atitude, por conseguinte, corrobora a abstenção de parcela da sociedade em apreciá-los, tendo em vista que esta não se identifica, social e culturalmente, com as obras desenvolvidas para o cinema, optando, portanto, por não frequentá-los. Assim, esse elitismo dificulta a democratização do acesso ao cinema. (Reflita sobre a discussão apresentada e reelabore as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Logo, a democratização do acesso aos cinemas faz-se necessária. Visto a importância do processo de socialização, como ressaltou o cientista social Pierre Bourdieu, (Essa discussão precisa estar evidente ao longo do texto) as secretarias municipais da educação devem realizar projetos que estimulem o apreço dos jovens pelos cinemas, tencionando superar o impacto simbólico da distribuição desigual. (Como essa proposta se relaciona com as discussões que foram apresentadas ao longo do texto? Reelabore)Concomitantemente, o Governo Federal deve auxiliar financeiramente obras que retratem o modo de vida de majoritária parcela da sociedade, visando obter sua adesão aos cinemas. Mediante essas ações, (Sem vírgula) será possível originar cinemas mais inclusivos e democratizar acesso. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura e o tema proposto. Delimite as ideias para garantir a progressão de sentido. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |