Há mais de 400 anos, Cervantes narrou a história de Dom Quixote, um homem que, por ler apenas romances de cavalaria, perdeu a sanidade e acabou por acreditar que também era um cavaleiro. No contexto atual, fora da ficção, o cenário é ainda mais alarmante: com a visualização do cinema como um âmbito de classes sociais ricas, não é corriqueiro ver o trabalhador brasileiro com tanta frequência. Assim, é necessário analisar o fenômeno para que possa contorná-lo. (Relacione as discussões apresentadas nesse parágrafo. A relação precisa estar evidente)
Antes de tudo, cabe destacar que a falta de democratização do cinema brasileiro traz danos colaterais à sociedade (Quais?). Acerca dessa premissa, pode-se traçar um paralelo com a filosofia contratualista do século XVlll, segundo a qual o indivíduo abre mão de sua liberdade em troca de direitos: o que se observa atualmente (Observe que a pontuação é fundamental para melhorar a construção de sentido) é a situação em que brasileiro de classe média baixa tem que optar por ter um lazer necessário, que como disse Nietzsche, “Se for para viver sem arte, prefiro negar a vida”, em uma crítica veemente ao acesso à cultura, ou levar comida à sua mesa (Melhore a progressão de sentido). Contudo, como estudavam os teóricos da “Mass Communication Research”, a passividade diante das telas abre margem à sugestionabilidade. Portanto, observa-se a crítica a submissão ao comodismo. (Reelabore as discussões apresentadas, estão superficiais e pouco relacionadas)
Ademais, é imperativo ressaltar a ausência de criticidade como promotor do problema. No período da revolução industrial, onde (Use pronomes relativos) o cinema ganhou notoriedade, as pessoas ricas conheciam aquele cinema mudo, onde, (Sem vírgula) em filmes como os de Charles Chaplin, era possível notar uma critica a realidade atuante na época. No contexto atual, há diversos filmes que são essenciais para o repertório sociocultural da sociedade brasileira. Faz-se mister ressaltar que na era do “Futebol dos tempos de ouro”, (Sem vírgula) as pessoas mais privilegiadas assistiam os jogos de Pelé, Garrincha e companhia em telões de cinemas municipais, com grandes celebridades daquele tempo. Porém, não se faz necessário buscar tão longe (Reelabore essa construção). Na copa de 2018, a final foi vendida por grandes cinemas, onde (Use pronomes relativos) o ingresso estava na “casa” dos R$ 300,00, ou, melhor dizendo, cerca de 30 porcento do salário mínimo do Brasil. Como essa discussão apresentada está relacionada com o tema? Reformule)
Diante do exposto, é essencial para a sociedade brasileira que esse cenário mude, pois o acesso ao cinema é necessário e humano (Essa discussão precisa estar evidente ao longo do texto). No Brasil, o Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério da Educação, deve elaborar projetos que abordem temas pouco debatidos em sala de aula. Por meio de contrato com artistas e redes de cinema, com o intuito de estimular a busca por conhecimento, experiências e oportunidades que são ofertadas na realidade atual. Diante do que for abordado, será necessário incentivar a busca por informações e o saber interpretar essas informações, para que não ocorra o mesmo que, há mais de 400 anos, fez um bom homem enlouquecer. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
É importante lembrar que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Além disso, é preciso delimitar e articular as ideias apresentadas de acordo com o que fora proposto pelo tema. Reelabore e delimite as discussões para melhorar a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |