Promulgado pela onu ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito ao lazer e ao bem-estar social. Conquanto, a democratização do acesso ao cinema no Brasil impossibilita que essa parcela (Qual parcela?) da população desfrute desse direito universal na prática.Nessa perspectiva, esses desafios (Quais? Apresente alguns) devem ser superados de imediato para que a sociedade integrada seja alcançada e matenha a qualidade de vida.
A educação é o fator primordial para um desenvolvimento de um país. Atualmente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o país possui um sistema público de ensino eficiente. Diante tal contexto, o número de pessoas que tem acesso ao cinema é muito reduzido seja por dois fatores: Classe social e Condição financeira . (Essas ideias estão no mesmo campo semântico)
Vale ressaltar, ainda, o difícil acesso como o impulsionador do problema. Segundo, (Sem vírgula) Zygmunt Baumam, sociológo polonês, a falta de solidez nas relações sociais,políticas e econômicas é característica da modernidade líquida vivída no século XXI. Diante o exposto, o avanço da tecnologia vem permitindo o aumento de assinaturas de assinaturas digitais, e isso traz mais conforto sem precisar sair de casa e uma diminuição de gastos. (Reelabore as discussões apresentadas. Elas precisam estar relacionadas com o tema)
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir uma solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Destarte, o Governo (Vírgula) juntamente com o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, intervir de medidas que falicite o acesso dos indivíduos ao cinema,por meio de projetos , com todas as organizações sociais (Reelabore essa ideia), afim a fim de gerar oportunidade para que todos tenham acesso ao cinema no Brasil. Dessa forma, o país poderá obter avanços relacionados à democratização do acesso ao cinema. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para que a progressão de sentido seja mantida. Desenvolva as ideias de acordo com o texto dissertativo-argumentativo, apresente mais dados que possam evidenciam o seu ponto de vista e enriquecer a discussão no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |