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Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 05/11/2019

Status:

Corrigida
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"Ele queria sair para ver o mar e as coisas que ele via na televisão, juntou dinheiro para poder viajar escolha própria escolheu a solidão". Esse trecho pertence à música "Faroeste caboclo" (Vírgula) da banda Legião Urbana (Vírgula) e faz referência a João de Santo Cristo, um jovem que precisou sair de sua terra natal para conhecer alguns prazeres que só a cidade grande poderia oferecer. Não distante da letra musical, na atualidade, cidadãos brasileiros que buscam por entretenimentos como o cinema precisam sair de sua zona de conforto (Reelabore essa ideia). Isso porque há uma má distribuição no oferecimento do serviço (Vírgula) o que gera transtornos para a população interiorana. (Reelabore as discussões apresentadas nesse prágrafo)

 A princípio, cumpre destacar que há uma distribuição desigual do acesso ao cinema no Brasil (Desenvolva mais essa ideia). Esse fator prejudica constantemente as populações que se encontram em áreas mais afastadas, visto que as grandes Metrópoles são tratadas com prioridade para a instalação desses recursos (Reelabore essa discussão). Isso faz com que seja negligenciada a Constituição Cidadã, onde (Use pronomes relativos) está previsto que os brasileiros devem possuir igualdade de direitos e acesso (Reestruture essa ideia). Nesse sentido, percebe-se que para haver esta igualdade prevista na Constituição Federal, faz-se necessário levar o cinema até às cidades mais remotas. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Em seguida, cabe analisar que a deficiência no processo de democratização do cinema causa grandes adversidades para a sociedade. O fato de grande parte das cidades de pequeno porte não contarem com um cinema, (Sem vírgula) leva os indivíduos a acreditarem que são detentores de menos conhecimento o que causa o famoso " Complexo viralata" (Reelabore essa discussão para melhorar a construção de sentido), ou seja, os moradores destas cidades passam a acreditar que são menos valorizados, fato que prejudica o seu desenvolvimento. (Desenvolvimento superficial do tema)

Em suma, essa democratização deve ser vista de forma especial. Dessarte, cabe ao poder executivo juntamente com o ministério da economia a distribuição de mais recursos, (Melhore a construção de sentido) para que os pequenos municípios possam investir em projetos que levem o cinema até às pequenas cidades, isso pode ser feito em alguns períodos do ano, a fim de que a população conheça e se interesse pelo cinema. Assim estas cidades se tornarão favoráveis para instalação de salas de cinema e não será preciso sair em busca desse entretenimento como saiu Santo Cristo (Vírgula) em " Faroeste caboclo". (Reelabore a proposta de intervenção)

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


É preciso desenvolver a discussão respeitando o tema. Delimite e articule mais as ideias que são apresentadas ao longo do texto, pois isso evitará uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200