- Banco de redações


Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enviada em: 05/11/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito a educação, saúde, lazer e o bem-estar social. Conquanto, a falta de democratização do acesso ao cinema no Brasil (Desenvolva essa discussão em um período anterior) impossibilita que parte dessa população desfrute desse preceito na prática. Nessa perspectiva, esses desafios (Quais? Pois eles precisam ser apresentados) devem ser superados para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Discussões pertinentes, porém precisam ser mais articuladas)

Em primeira análise, a educação é o principal fator de desenvolvimento de um país. Hodiernamente (Evite termos clichês), ocupando a nona posição na economia mundial (Vírgula) seja racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente (Como essa ideia se relaciona com a discussão). Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é, claramente, refletido no baixo índice de pessoas privilegiadas com o acesso ao cinema, relatado na última pesquisa realizada pelo portal de notícias "R7" (Vírgula) que evidência evidencia o Brasil em 60º posição entre os países na relação de habitantes por sala. (Reestruture e relacione mais as ideias apresentadas, pois a relação entre as discussões precisa estar mais evidente)

Em segunda análise, a falta de atenção governamental e do Ministério da Educação dada a esses entraves como impulsionadora desse problema (Problemas na progressão de sentido. Reestruture essa ideia). Ademais, de acordo com Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da "Modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, é impossível ter progresso e mudança enquanto existir políticas ineficazes. (É preciso delimitar e articular mais as ideias apresentadas, pois estão avulsas, pouco relacionadas)

Infere-se, portanto, (Redundância) que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor (Reelabore essa ideia). Dessa forma, é essencial a atuação do Ministério da Educação para promover a proteção desse público mais afetado por meio de informativos, mídias e propagandas sobre a implicação que isso pode causar em suas vidas, para garantir a democratização do acesso ao cinema no país. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e assegurar os direitos básicos e o seu bem-estar social proposto pela ONU. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, além de apresentar mais discussões propostas pelo tema, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200