- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 19/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante o início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro passou por uma intensa reforma sanitária (Vírgula) liderada pelo então diretor de saúde pública, (Sem vírgula) Dr. Oswaldo Cruz. Dentre suas medidas, (Sem vírgula) se destacou a imposição da vacinação obrigatória para o povo da cidade, com o intuito de prevenir doenças como a varíola e a febre amarela. O projeto do doutor foi um sucesso e a vacinação se tornou cada vez mais comum no Brasil, sendo responsável até pela erradicação de diversas doenças. Já no início do século XXI, entretanto, as coisas saíram do rumo, visto que diversas doenças erradicadas no país voltaram a ser diagnosticadas. Sendo assim, cabe analisarmos esse problema e buscar uma maneira de contorná-lo. (Reelabore as discussões iniciais e desenvolva de acordo com a proposta do texto)

Primordialmente, é necessário enfatizar a importância da vacinação, (Sem vírgula) de tal maneira que é prevista por lei como sendo obrigatória na infância, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Todavia, segundo dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, o índice de vacinação no país vem só diminuindo. A aplicação da vacina tríplice viral, por exemplo, reduziu em 15% em um período de três anos. Assim sendo, notamos  (Evite ideia de primeira pessoa) que existe um desafio e que soluções devem ser tomadas. (Reelabore as discussões para melhorar a progressão de ideias)

Além disso, cabe ressaltar o papel da falta de informação e até mesmo a negação da mesma (Use quando houver ideia de igualdade), (Sem vírgula) na geração do problema. O visionário norte-americano Martin Luther King, (Sem vírgula) dizia que nada é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente. Atualmente, o que se vê no Brasil é justamente isso, uma vez que o povo sabe da questão da vacinação, mas não a atribui sua devida importância, o que facilita no retorno de doenças extintas. (Reelabore as discussões apresentadas)

Com base no que foi exposto acima, podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) concluir, portanto, (Redundância) que há motivos para que novos surtos de doenças obsoletas ocorram no país e que soluções cabíveis são urgentes. Diante disso, cabe ao Ministério da Justiça a missão de endurecer as leis de obrigatoriedade de vacinação, exigindo o cartão de vacina do cidadão nas mais variadas situações, como na procura de um empregou ou na bilheteria de um show, para que a prática de ser vacinar se torne comum novamente. Desse modo, podemos manter um controle de doenças estável no país valorizando a importância da vacinação. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas para melhorar o desenvolvimento das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200