A importância das vacinas para a sociedade - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 19/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra ´´Utopia´´, do inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é oposto do que o autor prega, uma vez que a importância das vacinas ainda não foi compreendida, apresentando, assim barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descompromisso do Estado quanto dos movimentos antivacinas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos (Vírgula) a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Relacione melhor as discussões apresentadas)

Inicialmente, é fulcral pontuar que a falta de conscientização das pessoas em relação a importância das vacinas deriva da baixa atuação dos setores governamentais, (Sem vírgula) no que concerne a criação de mecanismos que elucidem a população sobre esse assunto. Segundo o pensador Thomas Hobbes o Estado é o responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil (Reelabore essa discussão). Devido a a falta de compromisso do Estado na criação de campanhas que alertem sobre a importância das vacinas a sociedade deixa de se vacinar, o que corroboram para a volta de doenças erradicadas, isso tudo afeta o bem-estar do corpo social e, assim, não cumprir o conceito de Hobbes. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Reelabore e delimite as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Ademais, é imperativo ressaltar o movimento antivacina como promotor do problema. De acordo, (Sem vírgula) com Zgymunt Bauman as redes sociais são uma armadilha, pois podem manipular a maneira de pensar (Reveja a veracidade dessa ideia). Partindo desse pressuposto, percebe-se que os movimentos antivacinas influenciam as pessoas por meio das redes sociais, visto que nesse meio é comum a divulgação de ´´ Fakes News ´´ que contribuem para a alienação das pessoas no que tange a importância das vacinas (Vírgula) e consequentemente devido a isso as pessoas deixam de se vacinar(Relaaboore e delimite as discussões)

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço de tal problemática na sociedade brasileira. Dessa forma, com intuito de mitigar a desvalorização das vacinas, necessita-se urgentemente, (Sem vírgula) que o Tribunal de Contas da União direcione capital, por intermédio do MEC (Desenvolva a sigla), que será revertido na criação de campanhas, através de palestras e atividades lúdicas para os alunos e os pais (Vírgula) a fim de que esclareça para toda a sociedade a importância da vacinação na prevenção de doenças e dessa forma as pessoas entenderão a importância das vacinas e não serão mais manipulados pelo movimento antivacina (Reelabore essa discussão). Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da desvalorização das vacinas, e a coletividade alcançará a utopia de more. (Reelabore as discussões apresentadas. Apresente a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, pois é necessário melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200