- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 19/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É possível afirmar que as vacinas se mostram cada vez mais imprescindíveis nos últimos anos. Isso se evidencia não só pela diminuição dos gastos com tratamento de doenças imunopreveníveis, mas também pelo reaparecimento de doenças erradicadas causado pela falta de adesão à vacinação.

Em primeira análise, a prevenção se torna benéfica economicamente. Um estudo feito por uma universidade estadunidense (Vírgula) e publicado pela revista acadêmica Health Affairs, baseando-se em projeções ao longo dos anos, explanou que seriam aplicados mais de quinhentos bilhões de dólares em custos associados a doenças evitáveis. Em contrapartida, o investimento na imunização seria de trinta bilhões. Nota-se, a partir dos dados apresentados, o quão viável é gastar com prevenção e o quanto isso deve ser incentivado. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas)

Ademais, está se presenciando o retorno de enfermidades previamente eliminadas. No contexto brasileiro, dados retirados do Ministério da Saúde apresentaram, no ano passado, um baixo índice de evolução da quantidade de doses de vacinas aplicadas no país. E ainda, os índices de internações por doenças como o sarampo, em decorrência da não adesão à vacina, encontram-se em crescimento, sendo os casos mais numerosos no Amazonas, com mais de quatrocentos infecctados (Apresente a fonte para confirmar esse dado). É inadmissível manter-se inerte diante disso. (Evite esse tipo de construção)

Sendo assim, é explícito, portanto, o papel da vacina na qualidade de vida populacional. Para o reconhecimento dessa importância deverão unir-se Governo, escola e mídia, com o objetivo de criar campanhas, orientar e dar visibilidade, respectivamente. Só assim a pauta alcançará a majoritária parte da sociedade, combatendo a ignorância. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém precisam ser mais articuladas. Delimite e apresente mais dados que serão capazes de evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200