A desconfiança sobre vacinas aumenta à medida que as doenças somem - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 18/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o filósofo Byung-Chul Han, cada época possui suas enfermidades fundamentais. Com a descoberta do antibiótico e da vacina, (Sem vírgula) a época bacteriológica e viral chegou ao fim. Nessa perspectiva, estamos  (Evite ideia de primeira pessoa) na época denominada de neuronal, devido ao aumento de doenças neuronais como a depressão (Reveja a necessidade dessa discussão. Problemas na construção de sentido). Em contrapartida, na sociedade pós-moderna, com as metas de vacinação não atingidas e o aparecimento de casos de doenças quase erradicadas (Vírgula) como o sarampo, observa-se que é urgente a conscientização da população dos benefícios da vacina a fim de prevenir doenças. (Reelabore as discussões iniciais)

Esse fenômeno é provocado pelo movimento antivacina. O seu surgimento pode ser explicado de uma maneira simples: quanto mais o tempo passa que não vemos  (Evite ideia de primeira pessoa) as mazelas que as vacinas imunizam, mais focamos  (Evite ideia de primeira pessoa) nos efeitos colaterais delas, que são raros e sempre mais brandos que a doença em si. O mais preocupante são os pais deixarem de vacinar seus filhos, expondo-os às doenças graves que podem levar até a óbito e, também, colocar em risco a saúde de pessoas que não podem ser vacinadas (Vírgula) como os imunodeprimidos. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo de introdução)

Esse movimento antivacina foi alvo de preocupação internacional (Vírgula) em 2019, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou no começo do ano um relatório dizendo que esse movimento é um dos dez maiores riscos à saúde humana. Ademais, essa situação é potencializada na modernidade líquida descrita por Zygmunt Bauman (Como assim? Ideia vazia de discussão ao longo do texto), haja vista que as pessoas estão expostas a todo momento por fake news e teorias da conspiração nas redes sociais (Vírgula) como as de que a vacina do sarampo causa autismo nas crianças. (As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas, pois as ideias apresentadas não respeita a estrutura do texto)
 
Portanto, diante do exposto, para proteger o direito à saúde, constitucionalmente garantido (Essa discussão precisa ser apresentada anteriormente no texto, é importante a realização de campanhas de vacinação que expliquem para as pessoas sobre os benefícios da vacina e desmistifiquem as fake news sobre o tema. Deve-se ter a consciência de manter o cartão de vacinação atualizado, respeitando as quantidades de doses para se ter a efetiva imunização. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e articule as discussões de acordo com a estrutura do texto. Apresente fatos que serão capazes de ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200