A importância das vacinas - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 17/10/2019

Status:

Corrigida
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Conhecida como a Revolta das Vacinas, o movimento a favor da vacinação em massa da população brasileira em 1904, liderada pelo então pesquisador Oswaldo cruz, oportunizou a imunização contra a varíola, doença epidêmica no Rio de Janeiro (Reelabore a discussão desse período. Reveja o fato apresentado). Todavia, obstante a recusa contra a obrigatoriedade e descrença da sociedade pelos benefícios do procedimento, (Sem vírgula) instaurou-se o manifesto que posteriormente culminou com a suspensão da obrigatoriedade. (Reelabore as discussões desse parágrafo e formule a tese)

Hoje, é notória a relevância das campanhas de vacinação (Vírgula) que inclusive vieram a erradicar várias doenças no Brasil, como por exemplo a Poliomielite em 1979. Mas porquê por que tem diminuído a porcentagem de cobertura vacinal? (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Em meados de 2018, fakenews divulgaram falsas pesquisas que indicavam que o autismo, doença de causa idiopática, poderia provavelmente ser decorrente de imunobiológicos. Isso fez com que pais deixassem de vacinar seus filhos, gerando uma quebra do círculo de proteção somado ao desafio atual de abarcar os grandes deslocamentos humanos como o êxodo venezuelano, que trouxe consigo o sarampo – doença controlada no Brasil. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

Portanto, entende-se que o primeiro passo é desacreditar as fakenews através de campanhas em veículos de comunicação em massa, dirigidas pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, faz-se necessário, através dos agentes de saúde acompanhados de profissionais de enfermagem dos centros de saúde regionais, visitarem os lares, principalmente os com baixo índice de desenvolvimento humano, para orientação e aplicação de vacinas. É válido também desenvolver e distribuir cartilhas, junto as secretarias de educação dos Estados, favorecendo a prática da imunização. (Reelabore a proposta de intervenção)

Enfim, proporcionar o alcance a vacinação e intensificar as propostas de prevenção. Pois, segundo Sócrates, filósofo, “existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância” (Não compreende a estrutura do texto).
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e articuladas de acordo com o texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200