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A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 17/10/2019

Status:

Corrigida
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Em 1902, o médico Oswaldo Cruz, Diretor da Saúde Pública, fez obrigatório a vacinação contra a varíola, (Sem vírgula) para toda a população, (Sem vírgula) que se negou por não terem tido nenhuma informação sobre a eficácia e importância da mesma (Use quando houver ideia de igualdade). Em desacordo com a atualidade, pois, se vêm conscientizando a população de sua eficácia e importância (Melhore a construção de ideia). Contudo, seja pela falta de conhecimento das doenças que existiam e com a ajuda da vacina foram controladas e erradicadas, seja pelos mitos que se propaga nos meios de comunicação, está sendo novamente um desafio no Brasil a conscientização do valor da vacina para a prevenção das doenças. (Reestruture as discussões iniciais)

Mormente, é verificável na história do Brasil que quando a população compreendeu que a vacina era necessária para o combate contra (Redundância) as doenças que a população vinha (Mude o termo) sofrendo, passaram a dá-la sua devida importância, e dessa forma, erradicar muitas doenças (Evite esse tipo de construção). Por exemplo em 1980 a poliomielite teve mais de 1200 casos da doença, em 1981 122 casos, em 1982 42 casos, em 1989 último caso registrado (Apresente a fonte). Outro dado que merece destaque é a redução dos casos de rubéola, em 1917 o Brasil teve mais de 30mil casos, e depois das campanhas de vacinação por vários anos, em 2002 os casos de rubéola diminuirão  diminuíram para um pouco mais de 400, ou seja, uma redução de quase 90%. Com base nesses fatos põe-se em evidência a importância da vacina para o controle e radicação das doenças. (As discussões precisam ser delimitadas. Descreva mais os fatos apresentados)

Outrossim, são os mitos, (Sem vírgula) no qual um deles se deu origem em 1998 por Andrew Wakefield, onde  (Use pronomes relativos) o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) afirmava que a vacina tríplice viral desenvolvia comportamento autista e inflamação intestinal nas crianças, esse mito e outros circulam nos meios de comunicação, no qual os pais acreditam cegamente, por conseguinte deixam o hábito de vacinar seus filhos e desta maneira aumenta o risco de novas epidemias. O Ministério da Saúde do Brasil divulgou este ano uma alerta mostrando que 312 cidades do pais estão com menos de 50% da cobertura vacinal contra a poliomielite, que havia sido erradicado em 1989. Assim sendo, pode-se ver claramente o quanto a vacina é importante. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo para garantir a progressão de ideias)

Dessa forma, pode-se concluir (Redundância)(Sem vírgula) que há entraves para garantir que se tenha uma sociedade imune. O Ministério da Saúde deve fazer campanhas de conscientização não somente para os pais (Vírgula) mas também para as crianças, do verdadeiro valor da vacina para o indivíduo e toda a população, pois assim como diz o educador Paulo Freire: “ Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo”.  (Como essa discussão está relacionada com o tema? Reelabore) E desta maneira, o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve incluir no ensino das escolas os mitos com relação a vacina e sua importância, para que assim, (Sem vírgula) possam ser adultos conscientes e responsáveis pela própria saúde, e em consequência pela saúde da nação. Deste modo, não se tenham pessoas ignorantes que recusem ser vacinadas por falta de esclarecimento como em 1902. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Por isso, delimite as discussões principais e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200