Importância das vacinas, uma discussão social e política - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 17/10/2019

Status:

Corrigida
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Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): “a imunização contra doenças é fator crucial para promover saúde pública”. Logo, a vacina corresponde (Problemas na construção de sentido) ação profilática fundamental a sociedade para diminuir altos índices de moléstias - febre amarela, dengue, Chikungunya, sífilis e outras, bem como estabelecer prevenção efetiva à população. Tal contexto, no entanto, apresenta negativas, seja pela desinformação sobre o assunto e as Fake News – notícias falsas a respeito das vacinas (Melhore o desenvolvimento dessa discussão nesse parágrafo). Desse modo, a implementação de medidas criativas e inovadoras, a fim de aprimorar a divulgação dessas políticas públicas, precisam integrar qualidade e efetividade.

Em primeiro lugar, infere-se uma noção informativa, ou seja, é imprescindível estar antenado a respeito da vacinação, pois esta garante medida preventiva contra inúmeras patologias virulentas, tais como o Vírus do Papiloma humano – HPV e Herpes por exemplo, e bacterianas – vacina para tuberculose (BCG) (Reelabore esse período para melhorar a construção de sentido). diante disso, a desinformação pode acarretar consequências sérias aos indivíduos, haja vista que o não comparecimento em campanhas de imunização colabora para aumentar estatísticas envolvendo essas afecções. Por isso a medicina preventiva só é eficaz se houver participação constante da população e, assim, possibilitar um sistema imunológico resistente.

Em segundo lugar, a problemática dos Fake News (notícias falsas) gera distorções prejudiciais a comunidade cívica, porque induz o cidadão brasileiro a temer doces (?) de vacina. Um exemplo é a notícia vinculada por meio de redes sociais a qual informa, erroneamente, que vacinação em redes púbicas de saúde estão ocasionando paralisia infantil e autismo . Essas referências, (Sem vírgula) não possuem base científica ou ligações médicas comprovadas. Então, é perceptível observar atentamente a fonte dessas notícias e buscar sites confiáveis (Reelabore essa discussão). Para tanto, o sociólogo contemporâneo Umberto Eco já dizia: “a internet deu voz aos ignorantes”. (Melhore a construção e progressão de ideias nesse parágrafo)

Com base nessas considerações, a vacina representa uma medida quantitativa contra muitos parasitários aqui mencionados (Evite esse tipo de construção). Por esse motivo, diante das campanhas de saúde já existentes, o Ministério da Saúde precisa torná-las mais presentes ao cotidiano das pessoas, a fim de possibilitar informação concretas sobre os tipos de vacinas e campanhas de imunização. Nesse caso, o desenvolvimento de jogos digitais com interação e participação dos usuários irá fornecer conhecimento temático sobre vacinas e, para beneficiar quem participa, ingressos para participar de Congressos nacionais de saúde serão distribuídos frequentemente. Além disso, tais plataformas interativas, (Sem vírgula) devem adentrar nas salas de aulas e fornecer conhecimento lúdico aos alunos e, dessa maneira, equacionar uma sociedade mais instruída. (Reelabore a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


Observe que o desenvolvimento do texto precisa respeitar o limite de 30 linhas. Reelabore as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200