- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 17/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, é um desafio a conscientização da população sobre a importância da vacina. Essa temática que foi um assunto recorrente no, durante a revolta da vacina, está novamente em destaque nas mídias (Problemas na construção de sentido). No entanto, o que está em evidência atualmente é o retorno de doenças erradicadas e o retrocesso da população no interesse em se vacinar.

 Em princípio, cumpre destacar que o ressurgimento de doenças mostra que é necessário um posicionamento diferente diante desse fator. Isso porque, de acordo com o líder africano Nelson Mandela, "quando se tem um problema, há que enfrentá-lo e não disfarçá-lo". Nesse sentido, o agravante é a falta desse ímpeto de falar para os outros sobre os impactos causados pela não vacinação. (Discussões superficiais. Reelabore as ideias)

 Em seguida, cabe analisar que houve um regresso na maneira como a população reage às campanhas. Segundo Drauzio Varella "é humilhante a sensação de que a vida se esvai em consequência de um descaso pessoal". Nota-se, (Sem vírgula) que são humilhantes alguns acontecimentos como a propagação de campanhas antivacinação que mostram a falta de consciência da sociedade. (Discussão superficial)

 Em suma, a importância das vacinas deve ser vista de forma especial. Dessarte, cabe ao legislativo a criação de lei complementar que reafirme o dever do cidadão em aderir a cultura de se vacinar regularmente, estando sujeito a multa se não o fizer. Pois essa resistência afeta a todos e não somente a ele. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

 

Comentários do corretor


A discussão apresentada ao longo do texto apresenta um desenvolvimento superficial. Por isso, é importante reestruturar e articular mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200