- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 17/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A vacina é um grande avanço tecnológico. A mesma (Use quando houver ideia de igualdade) é responsável por criar uma proteção no sistema imunológico, assim diminuindo a incidência de vários tipos de doenças e dando uma qualidade de vida melhor para as pessoas. Mesmo assim, muita gente afirma que as vacinas não são importantes, é possível analisar isso nos aspectos: porque existem pessoas antivacinas e o perigo que isso pode gerar. (Problemas na progressão de sentido. Além disso, formule a tese. Reestruture as discussões)

Uma vez que começou a repercutir que muitas pessoas estavam acusando os imunizantes  imunizadores de provocar efeitos colaterais graves (Vírgula) e até transtornos como o do autismo, muitos pais começaram a não vacinarem os seus filhos. Além disso, por causa da eficácia das vacinas, não se ouvia mais falar em doenças como poliomielite rubéola, fazendo com que muitos achem que por não ser algo presente no momento, não causará problemas (Reelabore essa discussão). Já dizia o filósofo Confúcio: Se queres prever o futuro, estuda o passado. (Use aspas para demarcar a ideia de outrem) Então, vendo como era a sociedade anos atrás, antes do desenvolvimento das vacinas, pode-se observar o estado crítico que essas pessoas viviam. (Problemas para manter uma linha de discussão. Reestruture essas ideias)

Logo, haverá muitas consequências caso o número de pessoas que não forem vacinadas aumente, pois irá voltar a circular epidemias de doenças que já estavam erradicadas, deixando sequelas e causando até a morte. A taxa de mortalidade infantil vinha caindo nos últimos anos, pela primeira vez, desde 1990, essa estatística voltou a crescer, gerando preocupação. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde poderá desenvolver campanhas de conscientização em postos de saúde e escolas, com palestras, principalmente para pais e mulheres grávidas, para que obtenham conhecimento sobre a importância de vacinarem seus filhos desde os seus o nascimentos para que cresçam saudáveis, com menos chance de desenvolverem doenças. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas ao longo do texto, pois o desenvolvimento está limitado e com problemas na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200