CRISE DA VACINA: Por que a tanta resistência da população atualmente? - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 17/10/2019

Status:

Corrigida
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A humanidade ao longo de sua história tem sido assolada por diversas doenças que matam milhões anualmente, como a peste negra, que dizimou 1/3 da Europa no século XIV. No entanto, com o passar dos anos, (Sem vírgula) o avanço da tecnologia e da medicina possibilitaram a criação de mecanismos de defesa, como vacinas e antibióticos, os quais possibilitaram a prevenção e a erradicação de algumas dessas doenças. Entretanto, tem sido noticiado atualmente (Vírgula) no Brasil, que a vacinação de pessoas vem diminuindo ao longo dos anos, o que vem preocupando as autoridades, principalmente no que tange a volta de certas doenças que até então estavam controladas. Tais resultados podem ter como causa, (Sem vírgula) dois fatores: a autoconfiança das pessoas, que pelo fato da doença está controlada acreditarem que não voltará mais, e pelas informações falsas divulgadas a respeito da vacinação. (Cuidado com o "queísmo".  Reelabore e delimite as discussões)

As campanhas de vacinação no Brasil, (Sem vírgula) iniciaram-se em 1904 com a vacinação contra à varíola, e à medida que os anos passavam-se novas vacinas iam sendo incorporadas ao calendário de vacinação, os resultados foram muito positivos e diversas doenças foram erradicadas ao longo dos anos, bem como, (Sem vírgula) houve uma grande redução na taxa de mortalidade. Todavia, como evidenciado na história de São Tomé, que precisava ver para acreditar, as novas gerações de pessoas vivenciam uma situação análoga, onde, (Use pronomes relativos) por não verem e/ou ouvirem relatos sobre casos de certas doenças acabam por acreditarem que as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) não mais existem, e isso vem contribuindo com a diminuição do índice de vacinação, o que deveria ser o contrário, pois, a não frequência de casos deixa evidente o quão eficaz tem sido essas campanhas ao longo dos anos. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas para garantir um desenvolvimento mais preciso dos argumentos)

Outro fator tem sido as notícias falsas divulgadas, as campanhas antivacinação (Reelabore essa construção/discussão), as quais não são algo novo na história da vacinação brasileira. No ano de 1904, início da vacinação, iniciou-se juntamente a esta uma revolta, ao qual ficou conhecida como revolta da vacina, na época, (Sem vírgula) a principal causa desta foi a desinformação da população, o que não é diferente nos dias de hoje, onde  (Use pronomes relativos) a falta de conhecimento faz com que as pessoas fiquem vulneráveis e acreditem na falácia formal(conceito abordado por Aristóteles) (Essa discussão precisa ser abordada ao longo do texto), ou seja, informações erradas que tentam se passar por verdadeiras, informações essas muitas vezes com referências científicas, porém abordadas erroneamente, como no caso da vacina tríplice viral, que foi acusada de causar autismo. (Reelabore a discussão apresentada nesse parágrafo de desenvolvimento)

Assim, faz-se necessário combater esses fatores evidenciando a importância da vacinação e seus resultados obtidos ao longo de sua da história. Para isso, o governo, por meio do Ministério da Saúde (Vírgula) juntamente com a mídia (Vírgula) devem realizar campanhas publicitárias a fim de informar a população sobre os resultados obtidos ao longo dos anos com as campanhas, evidenciando com mais afinco as doenças que foram erradicadas, assim como, (Sem vírgula) mostrar os riscos da volta dessas doenças, principalmente para pessoas que as desconhecem e consequentemente não sabem a gravidade de seus efeitos. Ainda, se faz necessário maior combate as à notícias falsas, que influenciam as massas contra a vacinação, para isso o governo precisa criar um canal (Vírgula) em parceria com especialistas da área, com a finalidade de captarem essas notícias, analisarem seu conteúdo e as refutarem, mostrando a população os erros abordados, bem como os responsáveis pela elaboração do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade)(Reestruture e apresente a proposta de intervenção) 
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Dessa forma, delimite e desenvolva as ideias de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200