Uma nação na qual, (Sem vírgula) todos fossem vacinados, doenças como sarampo, catapora e caxumba seriam consideradas extintas. No entanto, o número de pessoas vacinadas tem diminuído em todo o Brasil. Logo, doenças que uma vez já foram desconsideradas ameaças a saúde, (Sem vírgula) voltaram a assombrar o território brasileiro. Desse modo fatores como os movimentos antivacinas e a falta de verba para cobrir as campanhas disponíveis para todos, (Sem vírgula) têm contribuído com a situação atual, onde (Use pronomes relativos) a vacina tem sua importância desprezada, assim não está conseguindo cumprir sua obrigação de prevenir doenças. (Reelabore as discussões iniciais. Delimite as ideias principais)
De certo, a oposição e a resistência da população brasileira em relação à vacina, (Sem vírgula) teve sua origem durante a presidência de Rodrigues Alves, no episódio conhecido como revolta da vacina, onde (Use pronomes relativos) a importância da mesma (Use quando houver ideia de igualdade) era desconhecida pela população. Atualmente os brasileiros veem vêm resistindo a vacinação, (Sem vírgula) pelo fato de que surgiram notícias falsas originadas por um grupo de antivacina no qual afirma que esta atua como a doença propriamente dita, levando a casos mais sérios chegando até mesmo ao óbito. Estas noticias já foram desmentidas (Vírgula) uma vez que tratava de casos extremamente isolados, além de que a vacina é uma imunização, (Sem vírgula) que previne doenças que podem levar à morte. Por tanto Portanto os movimentos antivacinas têm convencido muitas pessoas, consequentemente contribuindo para doenças reermergentes como, por exemplo, o sarampo. (Observe a falta de progressão de ideias. Reelabore as discussões)
Sobre tudo Sobretudo a carência de doses de vacina nos postos de saúde é uma das maiores responsáveis pela diminuição da procura desta (Reveja essa discussão), uma vez que durante o período de declínio da vacinação, (Sem vírgula) à a procura ainda assim, (Sem vírgula) era maior do que a quantidade de materiais e substâncias fornecidas, contribuindo para que cada vez menos pessoas fossem a procura de mesma (Use quando houver ideia de igualdade), pois sabiam que não a conseguiriam gratuitamente. É fato de que com a baixa procura pela imunização, (Sem vírgula) muitos lugares estão com sobra destas substâncias. Entretanto (Vírgula) quando o problema supracitado for resolvido, a procura será maior do que a demanda, retomando ao antigo problema. (É preciso delimitar as discussões)
Desse modo, para que algumas doenças sejam extintas, (Sem vírgula) é necessário algumas mudanças, como: promover campanhas que conscientizem a população, seja por meio de novelas ou outros meios da mídia, como por exemplo o filme “ Uma razão para viver” (Vírgula) o no qual aborda sobre a doença poliomielite, evidenciando as consequências, os benefícios a importância da vacinação; o Unicef com uma parceria com o governo poderia promover palestras e implantar cuidadosamente campanhas dentro das instituições escolares, que incluíssem a família, fazendo com que assim cada vez mais pessoas fossem informadas sobre a imunização, desse modo aumentaria o número de pessoas vacinadas, levando a erradicação de doenças, consequentemente o número que hospitalizações diminuiriam e ocorreria reduções no gasto com medicamentos, assim sobraria dinheiro para investir mais nas campanhas de vacinação (Evite períodos longos). Logo, o sonho de uma nação completamente imunizada não estaria muito longe de se alcançar. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Dessa forma, é preciso delimitar e articular mais as ideias para melhorar a progressão argumentativa. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |