De acordo com a primeira lei de Newton, a “lei da inércia”, um corpo tende a permanecer em movimento retilíneo até que uma força atue sobre ele. De modo análogo, a queda da vacinação no Brasil está em constante locomoção, ocorrendo infelizmente devido a negligência governamental e também a educação insuficiente, precisando desta maneira de uma força capaz de derrotá-las. (Discussões pertinentes, porém precisam estar relacionadas e mais articuladas)
Em primeiro lugar, é importante destacar que, (Sem vírgula) a vacinação está decaindo ao longo dos anos, a circulação de notícias falsas, as quais alegam que vacinas causam doenças e fazem mal a saúde contribui para esta estatística, e houve um descaso do estado para com isso, já que deveriam alertar a população sobre a importância da imunização e dos graves riscos das doenças. Segundo Aristóteles (Vírgula) no livro “Ético a nicômaco”, a política tem como função preservar o bem-estar dos cidadãos, todavia não é o que tem ocorrido. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)
Por conseguinte, a educação é um fator essencial para o desenvolvimento dos seres humanos, no Brasil ainda é insuficiente (Reelabore essa relação). Visto que os indivíduos atualmente não conhecem e nunca viram doenças como o sarampo, rubéola e poliomielite, tendo então a falsa impressão que não é necessário tomar vacinas (Vírgula) contribuindo para a persistência do problema. Para o filósofo Prussiano Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, dessa forma é evidente que a educação pode transformar e salvar o ser de sua ignorância. (Reelabore a discussão apresentada)
Assim, medidas são necessárias para mudar este percurso, pois cabe ao Ministério da Educação criar, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias em todos meios de comunicação com credibilidade, que informem a importância da vacinação e advirtam sobre os riscos, para a conscientização da população e também promover palestras abertas a comunidade sobre as doenças, para que conheçam e entendam a importância das vacinas. Somente assim, o governo funcionará como a força descrita por Newton e mudará o percurso. (Como a proposta de intervenção se relaciona com o que foi proposto? Reelabore)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, porém precisam ser reestruturadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrira.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 470 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |