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A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 11/10/2019

Status:

Corrigida
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A vacinação, ao longo da história da humanidade, provou ser de suma importância para a prevenção de doenças que, em condições naturais, levariam à morte de milhões. Entretanto, nos últimos anos à busca pela imunização tem diminuído significativamente, essa diminuição é o resultado do pouco acesso à informação que parte da população possui no que diz respeito às vacinas. A baixa disseminação de informação abre espaço para preconceitos e medos que estigmatizam o ato de prevenir-se, o que prejudica seriamente os brasileiros (Vírgula) podendo causar surtos de doenças já erradicadas (Vírgula) como o sarampo. (Boas discussões para o parágrafo de introdução)

Nesse sentido, de acordo com dados do Ministério da Saúde, (Sem vírgula) a procura pelas vacinas registou baixa desde 2011, a Tríplice viral, antes com uma cobertura de 102%, cobre apenas 90% da população atualmente. Essa realidade é consequência direta da falta de informação (Vírgula) o que leva os indivíduos temerem os efeitos colaterais das vacinas. A exemplo deste fato há a Revolta da Vacina- ocorrida em 1904 no Rio de Janeiro- em que o governo instituiu a imunização de forma autoritária, arbitrária e alheia às camadas mais carentes o que gerou desconfiança e resistência (Como essas discussões estão relacionadas? Reelabore). Da mesma forma, é inviável cobrar que o povo se imunize sem antes informá-lo adequadamente. Delimite e melhore a progressão de ideias)

Outrossim, há a inação e indiferença dos agentes formadores de opinião (Vírgula) tais como: (Sem dois pontos) escolas e mídia. A pouca abordagem do assunto leva os indivíduos a formarem preconceitos sobre a vacinação, apoiados em "fake news" (Vírgula) como as de 2015 que culpavam a vacinação contra o Zika vírus pela microcefalia em bebês. Sir Arthur Conan Doyle, icônico escritor das estórias de Sherlock Holmes, disse: "É um erro terrível teorizar antes de termos informação.". Assim, se as pessoas não aprendem nas escolas e nos meios de comunicação sobre a importância da vacinação ficarão suscetíveis a aceitarem teorias absurdas (Evite esse tipo de construção) como verdades e não irão procurar a proteção a partir da vacinação pondo a si mesmas em risco. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

É necessário, portanto, que o Estado atue promovendo campanhas para disseminar informações sobre as vacinas, mediante a parceria entre o Ministério da Saúde e a Grande Mídia (Vírgula) democratizando o conhecimento sobre a imunização para todos os setores sociais. As escolas, por sua vez, precisam tornar as vacinas pauta de debates, fóruns e palestras para conscientizar os alunos da importância da prevenção, desconstruindo preconceitos e estigmas erroneamente edificados sobre o assunto. Dessa forma será possível uma nação que entende a importância da vacina e seu papel na sociedade, que se imuniza e protege proteja não somente a si mesmo (Vírgula) mas também à geração que virá. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Portanto, delimite, reelabore e articule as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200