Vacinação: Direito de todos. - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ocorrida em 1904, a Revolta da Vacina teve como objetivo a vacinação obrigatória da população carioca. Todavia, não obteve sucesso, visto que, (Sem vírgula)  a sociedade manteve-se contra o ato rejeitando-a. Hodiernamente (Evite expressões clichês), o Brasil enfrenta surto de doenças que poderiam ser controladas pela vacinação. Entretanto, tal como a população de 1904, as pessoas não possuem informações confiáveis a respeito da vacina desconhecendo, assim, seus benefícios. (Reelabore as discussões iniciais, pois estão generalizadas)

A priori, os movimentos “antivacina” e a falta de informação fazem com que a sociedade rejeite a imunização. O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Juarez Cunha, em uma determinada entrevista para a revista Saúde Abril, afirmou que muitos pais nunca souberam sobre pólio, rubéola e difteria, doenças que são combatidas pela vacina, e consequentemente optam por não vacinar seus filhos. Assim, a falta de informações fazem com que os pais negligenciem a vacinação. (É preciso relacionar as discussões propostas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Todavia, as vacinas são essências essenciais para garantir a prevenção de possíveis doenças que ameaçam a saúde humana. A exemplo tem-se a rubéola que, de acordo com a pesquisa realizada em 2017 pelo Ministério da Saúde foram  (Problemas na construção de sentido) registrados cerca de 30 mil casos no Brasil. Graças ao aumento da taxa de vacinação, (Se vírgula) o índice diminuiu consideravelmente (Vírgula) chegando a nenhum caso confirmado em 2017. Dessa forma, é notável a importância da vacinação para todo o país de forma coletiva, podendo até eliminar doenças que antes eram temidas. (Delimite e explore mais as discussões)

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar tal problemática. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde (Vírgula) em articulação com o governo federal (Vírgula) propor palestras e eventos educativos tendo como público toda população, trazendo especialistas na área da saúde, relatando a importância das vacinas, a fim de esclarecer as principais dúvidas da sociedade. Desse modo, os indivíduos tornarão (?) informados e casos como a rejeição da vacina como o ocorrido em 1904 não retornarão. (Melhore a progressão de sentido. Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As disicussões são pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas para garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200