- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O início do século XX foi marcado pela obrigatoriedade da vacinação em massa dos brasileiros, especialmente a população carioca (Desenvolva mais essa discussão para que a relação fique clara). Por conseguinte, doenças como a poliomielite e a febre amarela foram erradicadas ainda no fim do século. Todavia (Vírgula) com o advento das plataformas virtuais e as "fake news", (Sem vírgula) campanhas antivacinação tornaram-se o gargalo dos programas de saúde no Brasil. (As discussões são pertinentes, porém precisam ser reelaboradas para que a relação dos fatos fique mais evidente. Apresente a tese)

Ademais, é inegável que a insuficiência de estratégias estatais contribui com o problema. Visto que, (Sem vírgula) a política nacional que garante a população o progresso em direitos sociais e econômicos não tem sido o suficiente, já que, (Sem vírgula) o desabastecimento de vacinas essenciais nos postos de saúde e a falta de recursos municipais para a gestão de programas de vacinação, (Sem vírgula) influenciam a queda no número de imunizações no país. Somado a isso, o problema é agravado pelo sucateamento do SUS (Desenvolva a sigla), bem como desvios, má gestão e centralização de recursos (Reelabore essa discussão). Em decorrência disso, as doenças que haviam sido erradicadas no século XX são possibilitadas de tornarem-se recorrentes outra vez. Haja vista que o Brasil tem sido referência mundial na produção de vacinas, regidos por grande pesquisas na Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), a não imunização representa retrocesso e impossibilidade do governo de zelar pela saúde pública de sua nação. (Falta de progressão de sentido. Reelabore as discussões)

Portanto é fundamental eliminar os problemas na implementação da imunização dos brasileiros. Em suma, os Ministérios da Educação e da Saúde devem criar matérias desmitificando algumas crenças e medos (Vírgula) por meio de campanhas (Vírgula) com o objetivo de elucidar alguns pontos e dúvidas sobre a vacinação, garantindo assim o bem a todos. Além disso, à sociedade brasileira de imunização pode buscar evidenciar os riscos e as principais doenças, através de campanhas de publicidade, a fim de mostrar a importância de se prevenir, e consequentemente combater o tal desinteresse da população em relação ao tema (Evite esse tipo de construção). A partir dessas ações garantir o bem-estar dos brasileiros. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200