A importância de vacinar-se - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolta da Vacina (Vírgula) ocorrida no ano de 1904 (Vírgula) na cidade do Rio de Janeiro, foi um motim realizado pela polução que encontrava-se revoltada com a lei que tornava obrigatória a vacinação, porém ao decorrer do tempo os indivíduos passaram a se prevenir de modo espontâneo (Reelabore essa discussão). No entanto (Vírgula) atualmente o Ministério da Saúde enfrenta sérios desafios para garantir a vacinação, já que muitos brasileiros desconhecem a importância e finalidade da vacina, além de haver diversos casos de negligência ocasionados por noticias falsas. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Em principio, cabe salientar que quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças (Reestruture essa discussão). De certo, a vacinação é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças como o sarampo, a rubéola, tríplice viral, dentre outras doenças infecciosas. Ademais, as vacinas são feitas com microorganismos da própria doença que previne, porém estes estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário. (Reestruture as ideias apresentadas. Delimite e articule os argumentos)

Além disso, observa-se que o número de fake news é crescente e com isso as pessoas ficam receosas com a eficácia das vacinas (Essa discussão precisa ser desenvolvida anteriormente), e isto faz com que muitos brasileiros deixem de se vacinar. De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde(Vírgula) 11,5 mil dúvidas foram esclarecidas, (Sem vírgula) através de um aplicativo criado para verificar as informações que circulam nas redes sociais. Entre vídeos, textos e imagens, (Sem vírgula) os conteúdos incluem relatos sem provas, pesquisas científicas derrubadas há décadas e argumentos sem fundamentação sobre falsos efeitos colaterais das vacinas. (Delimite os argumentos apresentados)

Em suma, é necessário que o Ministério da Saúde amplie o acesso as à informações, (Sem vírgula) através da elaboração de campanhas midiáticas para que atinja um grande número de pessoas, além de realizar palestras nas escolas, nas comunidades e nos postos de saúde. Com o intuito de transmitir informações sobre a importância das vacinas e quais suas finalidades, para que assim a população se concientize e não deixe de se vacinar. A ação realizada no presente, (Sem vírgula) é capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas, de modo a garantir o desenvolvimento efetivo das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200