A nova revolta da vacina. - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1904, iniciou-se uma revolta contra a campanha de vacinação contra varíola, a última realizada pelo médico Oswaldo Cruz, essa revolta ficou conhecida como Revolta da Vacina, ocorreu por falta de informação e o desconhecimento do motivo da vacina (Melhore essa construção para estabelecer a progressão de ideias). Depois de um século dessa revolta, um movimento, (Sem vírgula) conhecido como movimento antivacina, ganha popularidade, tendo como teoria (Reestruture): a vacinação é algo maléfico a sociedade. Diante disso, é preciso registrar a importância da imunização e, também, mostrar como a queda da vacinação é prejudicial ao meio social. (Discussões pertinentes, porém precisam ser reestruturadas. Não deixe de exercitar a sua escrita)

Em primeiro lugar, destaca-se como a injeção da vacinação  (?) previniu e ainda previne doenças erradicadas (Vírgula) e combate novas formas de enfermidades. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) (Vírgula) 3 milhões de mortes são evitadas com a vacinação e mais de 1,5 milhões de fatalidades poderiam ser impedidas caso a imunização fosse mais ampla. Isto é, atingisse locais marginalizados e com pouca infraestrutura na sociedade, uma vez que, no Brasil, a vacinação é gratuita, deveria atingir todos os espaços. (Reestruture para melhorar o desenvolvimento das discussões)

Em segundo lugar, é necessário analisar como a sociedade é afetada com a queda do índice de vacinação no Brasil. No fim de 2018, (Sem vírgula) houve um aumento de casos de sarampo, isso fez com que viesse à tona um debate crucial sobre a urgência de repensar as campanhas de vacinação, para que doenças erradicas não retornem ao meio social. Segundo o médico oncologista, (Sem vírgula) Drauzio Varella, "o movimento antivacina é criminoso", pois segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), houve uma queda abrupta da mortalidade infantil com a introdução da vacina no Brasil. Embora haja muita informação hodiernamente (Evite termos clichês), há uma ruptura da comunicação entre médicos e sociedade sobre como a vacinação é necessária e benéfica. (Reelabore as discussões apresentadas. Desenvolvimento superficial)

Diante dos argumentos acima elencados (Evite esse tipo de construção), (Sem vírgula) é preciso, portanto, que ocorra uma maior comunicação sobre a campanha de vacinação, para que o público pobre e sem conhecimento fique esclarecido do porquê é necessário (Reelabore essa ideia). Com a intervenção do Ministério da Saúde, (Sem vírgula) construindo uma consciência sobre a utilidade da imunização . Talvez, assim, não cresça uma nova revolta da vacina com movimentos sem viés científico. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas para evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200