Vacinas: uma responsabilidade coletiva - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As vacinas são um dos principais meios de combate contra as à doenças que atingem o organismo humano, e dessa forma, (Sem vírgula) sua importância é indiscutível (Evite esse tipo de construção) para a manutenção da saúde e do bem-estar. Uma vez que através dela o indivíduo pode não apenas curar-se de agentes infecciosos e bacterianos, como também impedir a proliferação de certas doenças (Vírgula) e consequentemente erradicá-las. 

Um exemplo bem conhecido das consequências da falta das vacinas para uma população é o caso da Revolta da Vacina, ocorrida no Brasil no ano de 1904. Naquela época, insatisfeitos com o atual governo e suas novas ordens que incluíam a obrigatoriedade da vacina, os moradores da cidade do Rio de Janeiro realizaram inúmeros motins e protestos pelas ruas (Vírgula) além de se recusarem a tomar as vacinas que lhes eram impostas. Portanto, como consequência disso, junto com uma grande infestação de ratos que ocorria, uma série de doenças como a malária e a febre amarela começaram a proliferar-se rapidamente pela cidade. (Discussões pertinentes, porém precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a proposta do texto)

Ademais, não podemos nos (Evite ideia de primeira pessoa) esquecer que muitos brasileiros ainda se encontram em situações precárias de saneamento básico (Vírgula) e em muitos dos casos, (Sem ví por falta de canais de informação, acabam não tomando as vacinas gratuitas disponibilizadas pelo SUS (Desenvolva a sigla) de forma correta e regular. Além disso, vale ressaltar também que a disseminação de fake news alegando conter riscos à saúde de quem se vacina, (Sem vírgula) vem aumentando de forma preocupante e por isso precisam ser analisadas e combatidas. (Reestruture e melhore a progressão de ideias)

Portanto, medidas se fazem necessárias para contornar a situação. O Ministério da Saúde deve se unir ainda mais com todos os tipos de mídia (Vírgula) a fim afim de anunciar campanhas de vacinação e sua fundamental importância para a sociedade (Reestruture essa ideia). Isso poderia  (Poderia?) ser feito através de propagandas locais em rádios, TVs e outdoors. Além disso, as escolas devem iniciar desde cedo a implementação de eventos como palestras, peças teatrais e dinâmicas que visem a saúde e a necessidade de se manter as vacinas em dia. Dessa forma, teremos uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento são pertinentes, porém precisam ser reestruturadas e delimitadas para melhorar a construção de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200