- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O documentário "A Vacina que mudou o mundo" narra, com detalhes, a difícil batalha contra a epidemia de poliomielite ocorrida na década de 50 e o quanto o uso de vacinas ajudou a erradicar doenças e aumentar a expectativa de vida da população. No entanto, apesar dos avanços e de algumas doenças graves já estarem controladas, hodiernamente  (Evite termos clichês) houve um aumento significativo no número de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo no Brasil, seja pela falta de informação e divulgação dos riscos que  não se vacinar traz , ou seja, pelo receio de algumas famílias em vacinar seus filhos, como é o caso de pessoas que participam do movimento antivacina (Reelabore essa discussão). Assim, vê-se que é um desafio que deve ser enfrentado de forma mais organizada entre Estado e sociedade, acerca de garantir a imunização dos Brasileiros. (Discussões pertinentes, mas precisam ser delimitadas)

      A priori, com a erradicação dos casos de sarampo no começo dos anos  2000, algumas pessoas tiveram a sensação de estarem protegidas e não viram motivo (Reveja essa estratégia argumentativa) em se vacinar, porém, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (Vírgula) a cobertura da doença tríplice viral - sarampo, caxumba e rubéola- que estava estável e próximo a 100% até 2014 , caiu para 85% em 2018, como consequência, nos dias de hoje o Brasil vive um surto de sarampo (Melhore essa construção. Delimite a ideia principal). Nesse viés, é perceptível que a falta de preocupação com as doenças já eliminadas ou controladas (Abordagem do senso comum), seja uma das grandes responsáveis pela menor procura da população em se previnir contra a doença. Sob tal ótica, esse cenário é alarmante e precisa ser revertido.  (Delimite as discussões)

    Além disso,ao contrário do que alguns indivíduos pensam (Evite esse tipo de construção), a vacinação não elimina o vírus, ela apenas fornece imunidade adquirida para as pessoas vacinadas -o corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa contra determinada doença- , nesse sentido, o vírus continua circulando pelo ambiente, visto isso é de extrema importância que as pessoas se imunizem. Contudo, movimentos antivacina influenciam pessoas a não se vacinarem, esses movimentos estão ganhando força em mídias sociais, onde  (Use pronomes relativos) conteúdos enganosos e imprecisos se proliferam online, lugar onde cada vez mais os país pais recorrem para coletar informações e formar opiniões sobre a saúde  de seus filhos. (Reelabore as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Desse modo, pode-se perceber que a vacina é muito importante para a sociedade. Nesse sentido, o Ministério da Saúde junto com o Ministério da Educação e as mídias devem investir por meio de propagandas, mostrar o risco que informações não verídicas pode trazer. Ademais, as instituições escolares são responsáveis pelo ensino sobre a importância de se vacinar , poder-se-á aumentar com isso o número de vacinas e evitar batalhas e sofrimentos como os ocorridos na década de 50. Como disse Oscar Wilde: "O primeiro passo é o mais importante na evolução de uma nação"(Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões apresentadas. Desse modo, é importante reelaborar as ideias apresentadas e delimitar os argumentos que serão explorados de maneira mais efetiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200