- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde os anos 2000 o Brasil não registrava nenhum caso de sarampo no país, ganhando em 2016 certificação de reconhecimento internacional da erradicação da doença (Apresente um dado que confirme esse dado). Porém, a descontinuidade na imunização da população causou o retorno do sarampo e isso se deve a vários fatores como a desinformação, a falta de comunicação médico-paciente e o desleixo (Cuidado com a seleção lexical) de uma geração que não conviveu com a doença. (Reestruture as discussões apresentadas. Melhore a progressão de sentido)

Em entrevista à BBC News Brasil, o renomado médico Dráuzio Varella afirma que "as vacinas são o maior avanço da história da medicina, pois o aumento da expectativa de vida se deve em grande parte ao surgimento delas". Contudo, atualmente, o Brasil tem um grave problema de médicos que não se atentam a explicar à seus pacientes a importância da vacinação, muitas vezes por achar o tema absurdo e simplesmente se recusarem a discuti-lo (Reveja essa discussão). Isso causa uma rede de ignorância e desinformação que contribui para a baixa imunização da população. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Assim, pais que não se preocupam em vacinar seus filhos por motivos de que nunca viram a doença ou, até mesmo, por não separar tempo em suas rotinas para se deslocarem a um posto de saúde e garantir a imunização (Discussão superficial. Reelabore essa ideia). Essa é uma das maiores causas do ressurgimento do sarampo no país, doença que já causa morte e enfermidade de várias pessoas, o que é um retrocesso para a medicina brasileira. (Reelabore as discussões apresentadas)

Para que doenças infecciosas não perdurem fazendo vítimas, (Sem vírgula) é de urgência que o Ministério da Saúde intervenha de forma mais rigorosa e aumente a disponibilidade de vacinas e o período de vacinação e, (Melhore a construção de sentido. Uso excessivo do "e") também, a distribuição para localidades menos favorecidas. A mídia, em conjunto, é um importante meio para distribuir informações acerca de locais e datas de vacinação através de propagandas televisivas e em rádios e jornais. Somente assim o Brasil irá erradicar, não só o sarampo, mas várias outras doenças infecciosas, elevando e aperfeiçoando a expectativa de vida da sociedade brasileira. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200