A picada que salva vidas. - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A vacinação é de grande importante para a sociedade, pois devido a ela doenças graves foram erradicadas, cita-se como exemplo, (Sem vírgula) a poliomielite, rubéola,caxumba, sarampo, entre outras. Com a diminuição vacinal casos destas doenças estão sendo diagnosticados novamente. Nos últimos cinco anos notou-se uma diminuição gradual do números de imunizados contra diversas doenças, que contam com vacinas disponíveis. Mediante a isso é necessário que sejam reforçadas as campanhas de conscientização da importância das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade).

Atualmente são disponibilizadas pela rede pública cerca de dez tipos de vacinas, (Sem vírgula) que protegem contra aproximadamente vinte a vinte cinco tipos de doenças virais e bacterianas, destas observa-se que a única a não apresentar queda vacinal foi a de BCG, pois em sua maioria é aplicada antes da alta da criança, na própria instituição hospitalar. (Desenvolvimento superficial das ideias apresentadas)

Existem duas classes de vacinas, as produzidas com vírus/bactérias inativadas e as atenuadas, porém a função das duas é a mesma: induzir o corpo a produzir anticorpos contra a(as) doenças cobertas por ela. Entretanto notícias falsas, (Sem vírgula) estão anunciando que vacinas causam doenças e algumas podem levar a morte, aumentando assim o receio da população, principalmente a leiga com as vacinas (Melhore a construção de sentido), causando uma diminuição da adesão popular pelas mesmas e fazendo com que assim doenças já erradicas no Brasil voltem a aparecer. (Desenvolvimento superficial de ideias. Delimite e articule mais os argumentos)

Desde 2015 a diminuição da vacinação tem trago trazido à a tona surtos (Melhore essa ideia) de doenças erradicadas, em 2016 pode-se citar o de Caxumba em 2018/2019 vários casos confirmados de rubéola e sarampo (Reelabore essa construção), e o que se pode observar, (Sem vírgula) é que a maioria dos diagnosticados com essas doenças não tinham histórico vacinal completo, como recomendado pela sociedade brasileira de imunização. (Abordagem superficial)

É necessário que as campanhas de vacinação tenham maior abrangência, combatendo as fake news e fazendo a conscientização da população sobre a importância das vacinas para a sociedade, e para impedir que doenças erradicadas voltem a aparecer no Brasil. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de modo mais amplo, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200