A ignorância em meio ao benefício. - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante o século XIX, um acontecimento marcante sobre a sociedade brasileira foi a revolta da vacina, na qual milhares de pessoas rejeitaram a medida de vacinação Estatal pela falta de informação, levando milhares dessas vítimas à morte por consequência (Melhore a construção de sentido desse período). De modo semelhante (Como assim?), o projeto de vacinação brasileiro se encontra em total desamparo, sendo observado uma falta de reforço na informação por parte do Governo, e uma irresponsabilidade dos cidadãos perante esse benefício. Seb esse assunto, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis soluções à essa barreira. (Reestruture e relacione as discussões)

Inicialmente, pode-se destacar o como a medida da vacinação é um método importante para toda sociedade (Melhore a construção de sentido), no qual trás  traz dezenas de prevenção a doenças epidemiológicas perante toda a nação(Reelabore essa construção) Porém, a falta de informação entre os indivíduos gera um acúmulo de mitos sobre a sociedade, fazendo com que cada vez mais pessoas rejeitem esses benefício por medo e receio. É inadmissível, (Sem vírgula) que em meio a uma vasta fonte de conhecimento que existe atualmente, a população continue com essa ignorância de séculos atrás sobre esse benefício. (Abordagens do senso comum)

 Ressalta-se, também, notícia do portal (Problemas na construção de sentido) de informação G1, que mostram o número de casos de doenças epidemiológicas antes erradicadas estão reaparecendo, como caxumba e sarampo, que aciona um caso de alerta a toda população (Problemas na construção de sentido). Esse problema são é consequências da falta de informação das autoridades, e juntamente da falta de irresponsabilidade da população sobre os meio de prevenção (Reveja essa ideia), fazendo com que esse malefício surja novamente em meio a todos. Salienta-se, (Sem vírgula) que é de suma importância um viés informativo e também a colaboração de todos sobre a ação. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

 Então, para que consequências como da revolta da vacina (Essa discussão precisa ser mais explorada ao longo do texto) não volte a acontecer, autoridades devem se mobilizar de forma mais eficaz a essa problemática. Portanto, o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) deve através de projetos socioeducativos orientar a nação, por meio de palestras a toda comunidade para maior reforço de informação a todos e maior esclarecimentos sobre as vacinas, e com maior ajuda possível e colaboração da população a essa medida. Espera-se , com isso, que a vacina ganhe seu devido valor, e que todos possam a usufruir sem nem um receio. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão desenvolvidas de modo superficial. É necessário elaborar uma estratégia argumentativa, de modo a garantir a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200