É preciso ressignificar a imunização ativa. - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As vacinas surgiram no Brasil (Vírgula) em 1804, trazidas pelo Marquês de Barbacena. Elas fazem parte da imunização ativa, cuja atuação ocorre como agente preventivo de enfermidades na população protegida. Apesar de sua importância notória para a sociedade, nos dias atuais, (Sem vírgula) um "Movimento Antivacina" tem crescido rapidamente no país, por meio da disseminação de notícias falsas, deixando, dessa forma, sequelas graves, como a volta de doenças erradicadas, por exemplo. (Discussões pertinentes, porém precisam ser mais articuladas)

Em primeiro lugar, a difusão de fake news contribui para a desinformação daqueles que as leem. Ademais, elas também colaboram para a criação do Movimento Antivacina, ação realizada por pessoas que são contra as vacinas por acreditarem que elas causam doenças (Melhore a construção de sentido). Tal atividade é extremamente prejudicial a todos, pois a queda na cobertura vacinal traz à tona enfermidades antes erradicadas, além do mais, (Sem vírgula) a vacinação é um importante agente preventivo, pois estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos para inibir a doença. (Reestruture e articule mais as discussões apresentadas)

Em segundo lugar, a volta de patologias dissipadas constitui um grave fator de risco à saúde da população, pois essas doenças podem ocasionar até a morte dos pacientes. Um exemplo disso é o atual surto de sarampo no estado de São Paulo, em que, entre 09 de julho a 31 de agosto de 2019, mais de dois mil e setecentas pessoas foram diagnosticadas com a disfunção, com quatro mortes confirmadas no mesmo período, segundo o portal UOL de notícias. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas nesse parágrafo)

Em síntese, é preciso que a Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com os departamentos de mídia (televisiva e cibernética), organize propagandas, anúncios e apresentações voltados a todos os públicos de todas as faixas etárias, a fim de mobilizar o maior número possível de indivíduos para a imunização consciente. Isso ocorreria por meio de programas e vídeos apresentados por influenciadores digitais e pessoas famosas, expandidos pelos principais canais de televisão e redes sociais. Esses procedimentos iriam ressignificar o ato do Marquês de Barbacena, pois confirmariam a importância das vacinas. (Rearticule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200