- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos visa a garantir a base do respeito à dignidade humana. No Brasil, entretanto, tais garantias muitas vezes não são verificadas em relação a importância das vacinas para a sociedade, uma vez que as pessoas deixam de vacinar seus filhos porque não sabem como é importante a imunização de seus pequenos (Melhore a relação entre as discussões apresentadas). É possível afirmar que a falta de informação representa um dos seus principais motivadores. Nesse cenário, convém analisar as principais consequências desse problema no país.

Historicamente, o Brasil tem um passado de proliferação de doenças infantis, (Sem vírgula) como sarampo, caxumba e rubéola, mas desde dos  os anos 2000 que essas doenças não circulavam no país com tanta relevância. Contudo, a cobertura vacinal tem caído acentuadamente desde 2016, levando o Brasil a uma crise no sistema de vacinação. Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), de 2014 a 2017, houve uma queda de 21,8% na cobertura da vacina tríplice viral, (Sem vírgula) que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Essa queda se evidencia não só pelo desconhecimento da população acerca da relevância das vacinas, como pelo aumento de falsas notícias sobre a segurança de quem busca imunização. (É preciso garantir a progressão de ideias. Reestruture as discussões)

É preciso duas doses da tríplice viral, mas de acordo com dados do PNI (Programa Nacional de Imunização), a 2º dose atinge números ainda menores, o que pode contribuir para a volta da epidemia das doenças (Reveja essa discussão). Outra ideia equivocada que as pessoas têm é de que o sarampo está erradicado, logo não há a necessidade de vacinar, sem levar em consideração que em outros países também existem tais doenças, onde a mobilidade dos indivíduos pode ocasionar a proliferação dos vírus (Reformule essa ideia). Desse modo, é inadmissível que em pleno século XXI o Brasil ainda tenha impactos tão negativos devido aquela problemática. (Reelabore as ideias apresentadas)

Sendo assim, a crise no sistema de vacinação representa uma ameaça concreta a todos os cidadãos que figuram como vítimas do seu legado, pois as pessoas por falta de informação não sabem a importância das vacinas. Nesse sentido, o Governo do Estado (Vírgula) junto com o Ministério da Saúde (Vírgula) deve fazer uma parceria com as mídias de grande circulação para a elaboração de campanhas educativas orientando a sociedade que a vacina é importante, e sobretudo segura para continuar no combate das doenças. Além disso, é importante que haja um treinamento contínuo dos profissionais da saúde para tirar dúvidas sobre segurança, quantidade de dose a ser tomada e eficácia da vacina. Espera-se, com isso, que a população viva com mais tranquilidade, dignidade e saúde. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas dentro do limite de 30 linhas. Além disso, é preciso delimitar e articular as ideias apresentadas ao longo do texto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200