Esclarecimento: “a vacina contra a ignorância” - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 10/10/2019

Status:

Corrigida
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No ano de 2019, surtos de sarampo têm ocorrido com frequência em diversos municípios brasileiros. Parte disso se deve à diminuição dos índices de pessoas vacinadas contra a doença, o que interferiu na imunização geral da população. Tais fatores culminaram no advento de discussões sobre a evidente importância das vacinas para a sociedade, para o bem-estar social, para a prevenção e erradicação de enfermidades. Mas se é evidente, por que, então, os indivíduos deixam de se vacinar? Duas razões são preponderantes:  (Melhore a construção de sentido) falta de esclarecimento da população - no cerne - e carência de estratégias efetivas por parte do governo. (Bom parágrafo de introdução)

O esclarecimento é a “vacina contra o medo e contra a ignorância”. Na verdade, a “ignorância é o vírus causador do medo”: a psicologia moderna diz que as pessoas têm medo do desconhecido (Reestruture essas discussões). Desde quando Oswaldo Cruz tentou vacinar a população contra a varíola, já se percebe, no Brasil, uma relutância da sociedade em relação à vacinação. Em geral, os indivíduos deixam de se vacinar ou de vacinar seus filhos por acharem que a vacina lhes fará mal ou lhes causará doenças (Reelabore essa discussão). As causas para tais pensamentos são variadas e incluem: falta de conhecimento sobre os mecanismos de ação da vacina, bem como crenças baseadas em falsas premissas (influenciadas por conspirações, correntes disseminadas na internet, notícias ilegítimas e o famoso “ouvi falar...”). (Delimite e articule mais as ideias)

Numa outra instância, é responsabilidade do governo adotar medidas mais eficientes para a ampliação do número de pessoas vacinadas. A Constituição Federal Brasileira diz, em seu Art. 227, que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem [...] o direito [...] à saúde [...]”. Assim, se a família não cumpre bem o papel que lhe cabe, a sociedade e o Estado devem intervir a fim de sanar essa carência de alguma forma, e isso deve ser feito com parcerias entre Saúde e Educação. 

Deste modo, o Estado deve promover campanhas de conscientização nas escolas e fora delas, a fim de informar a população sobre os benefícios da vacinação e sobre os mecanismos de ação das vacinas. Deve-se, ainda, alertar para as grandes perdas decorrentes da ausência de vacinação, o que decerto apelará para o lado emocional dos sujeitos, influenciando-os a adotar uma conduta assertiva. A mídia pode ser grande aliada nessas campanhas, disseminando conhecimentos e, nesse sentido, extinguindo a ignorância. Como último recurso contra a negligência de algumas famílias, o Estado necessita levar as vacinações às escolas - semelhantemente ao que foi feito em relação à vacina contra o HPV (Discussão não desenvolvida ao longo do texto)-, monitorando anualmente os cartões de vacinação dos alunos e, em determinadas situações, aplicando as vacinas que as crianças e jovens necessitam tomar. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Ante a isso, delimite os argumentos e desenvolva as ideias de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200