A vacina e o povo - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 05/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1904, (Sem vírgula) ocorreu a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro. Acarretado por uma série de eventos que geraram descontentamento popular , como a desapropriação urbanística de camadas mais pobres em prol da estética da urbe (Observe a seleção lexical), o movimento tinha a falsa convicção de que a vacinação era supérflua e apenas mais um método de opressão governamental. Na atualidade, os índices de cobertura vacinal no Brasil têm apenas caído, e as autoridades começam a se alarmar. Dessa forma, faz-se necessário encontrar alternativas para contornar a desinformação popular acerca da vacinação e, assim, garantir a ordem na sociedade brasileira.

Em primeira instância, é importante ressaltar a ascensão de movimentos anticientificistas que propagam inverdades baseadas em teorias da conspiração e crença popular (Essa discussão precisa ser mais elaborada ao longo do texto). O movimento anti-vacina antivacina cresceu muito com o alcance das redes sociais, fazendo com que muitos pais adiram às ideias e deixem de vacinar seus filhos. Desse modo, o imaginário popular acerca da vacina, baseado em ideias errôneas, propicia uma queda nas taxas de vacinação da população, possibilitando o ressurgimento de doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo (Vírgula) em 2018, de acordo com o Ministério da Saúde. Portanto , é imprescindível alterar esse quadro com a disseminação do conhecimento científico à população.

Além disso, o ressurgimento e a ascensão de novas e já erradicas epidemias caracterizam um grave risco para a sociedade brasileira. Na Idade Média, a Peste Negra quase exterminou a população europeia, impactando seriamente na economia pós-epidemia, sendo até um dos motivos para a crise do sistema feudal (Como essa discussão se relaciona com a situação atual). Apenas com a Revolução Industrial que doenças começaram a ser erradicadas e, assim, as taxas de mortalidade caíram vertiginosamente, fruto do desenvolvimento de técnicas científicas , sendo a criação das vacinas um dos principais fatores responsáveis para tal decréscimo. Logo, vê-se que a vacinação não apenas garante a saúde populacional, mas também, por consequência, estabelece a ordem da macroestrutura social, já que a falta de condições saudáveis para trabalho implica negativamente na economia. (Delimite as discussões)

Por conseguinte, faz-se necessário a implantação de medidas para alterar este alarmante quadro brasileiro. O Ministério da Saúde deve desenvolver políticas públicas de conscientização sobre a importância da vacina, de modo a desarticular influências distorcentes do saber científico. Além disso, devem ser intensificadas as campanhas de vacinação, juntamente com o aumento da área de alcance midiático destas. Tais tarefas serão realizadas com o auxílio de verba governamental , e apenas desse modo o Brasil estará destinado a grandeza. (Reestruture a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o limite de 30 linhas. Delimite e articule mais os argumentos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200