Utopia da vacinação - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 05/10/2019

Status:

Corrigida
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Thomas More, escritor inglês, na obra "Utopia", (Sem vírgula) retrata um mundo perfeito, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto,  o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a efetivação das campanhas de vacinação enfrentam barreiras (Essa discussão precisa ser melhor relacionada com o dado apresentado), as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da ineficiência das políticas públicas pró-imunização, quanto do setor mídio-social (?) atual que corrobora para circulação de notícias falsas acerca das vacinas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Reestruture as ideias para garantir a progressão de sentido)

Primeiramente, é importante pontuar que o déficit na taxa de imunização deriva da baixa atuação dos setores governamentais, (Sem vírgula) no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil (Cuidado com esse tipo de construção). Devido à ineficiente de atuação das autoridades, (Sem vírgula) os multirões de vacinação não atende a todos, seja pela falta dos injetáveis ou pela recusa populacional às campanhas, e o reflexo desse impasse é o reaparecimento de doenças antes já erradicadas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Relabore as discussões. Reestruture os argumentos apresentados)

Ademais, é válido ressaltar o papel das redes sociais como impulsionador do problema (Essa ideia precisa ser formulada de modo mais preciso). Com advento da Internet, (Sem vírgula) as informações circulam rapidamente, como isso, (Sem vírgula) notícias falsas podem seguir esse caminho. Em 1998, Andrew Wakefield, médico britânico, divulgou um artigo que relacionava uma vacina específica ao autismo. Posteriormente,  descobriu-se que o artigo era falso, mas já era tarde demais, a informação já havia se espalhado. Partindo desse pressuposto, hoje, com a consolidação do meio conectado, os boatos inverídicos contra à vacinação circulam de forma quase que incontrolável. Tudo isso, (Sem vírgula) retarda a resolução do empecilho, já que as mídias sociais contribuem para a perpetuação desse quadro deletério. (Delimite as ideias apresentadas)

Assim, mudanças imediatas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessa maneira, como intuito de mitigar o decréscimo do índice de vacinação, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Governo Federal, será revertido na compra de injetáveis para manter os estoques altos. Juntamente com isso, o Estado deve destinar parte desses recursos para compra de veículos etinerantes de vacinação, que por meio de parcerias com os municípios, (Sem vírgula) serão usados para promover palestras de esclarecimento nos bairros com a participação dos agentes de saúde e a comunidade. Desse modo, espera-se que a queda do índice imunitário seja atenuada, (Sem vírgula) e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Reformule a proposta de intervenção)

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Além disso, observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200