Longe da ignorância, população protegida - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 05/10/2019

Status:

Corrigida
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No Brasil, durante a Primeira República, houve a Revolta da Vacina, (Sem vírgula) na qual uma parcela de brasileiros, por falta de informação e de esclarecimentos, resistiu – com uso de violência e de agressão – à aplicação de vacinas, (Sem vírgula) por encará-las como prejudicial à saúde. Na atualidade, tal movimento violento não ocorre mais, contudo o país enfrenta sérias dificuldades em cumprir com a agenda de imunização, (Sem vírgula) devido, sobretudo, à existência de notícias falsas na internet (Vírgula) bem como à desatenção dos brasileiros. (O fato apresentado precisa ser mais articulados com a discussão proposta)

Em primeira análise, embora a vacinação exerça uma importância fundamental na proteção do corpo contra agentes infecciosos e bacterianos, mobilizações antivacinais têm ganhado fôlego na sociedade, posto que notícias falsas pregam possíveis malefícios advindos das vacinas (Superficialidade argumentativa). Um exemplo disso, (Sem vírgula) são alguns vídeos, disponíveis na internet, produzidos por pessoas sem competência médica, os quais asseveram que o objetivo das vacinas é diminuir a população (Abordagem superficial da discussão proposta). De fato, o reflexo dessas ideias, (Sem vírgula) contribuem, em grande parte, para a redução do número de pessoas vacinadas, (Sem vírgula) que, segundo o Ministério da Saúde, em 2017, o índice de crescimento de crianças com menos de um ano que receberam vacinação foi o menor desde 2001. (Observe a ausência da progressão de ideias)

Em segunda análise, por mais que o Programa Nacional de Imunização tenha alcançado um número expressivo de pessoas em décadas anteriores, entre os cidadãos existe a crença de que as doenças já erradicadas não têm possibilidade retorno, não sendo, dessa forma, necessária a vacinação (Discussão do senso comum). Entretanto, tal concepção não possui nenhum respaldo médico, já que a vacinação deve ocorrer de contínua (Problemas na construção de sentido). No último ano, (Sem vírgula) houve um surto de febre amarela, assustando os brasileiros, o que logo os levou aos postos de atendimento para recebem as vacinas (Evite esse tipo de construção). Isso mostra, por sua vez, o que a falta de acesso à informação pode gerar efeitos danosos à saúde dos cidadãos. (Reelabore as discussões apresentadas)

Portanto, a fim de cumprir a agenda vacinal e, com isso, garantir vacinação para os brasileiros, cabe às prefeituras municipais sensibilizar a população sobre a importância da vacinação nas erradicação de doenças. Para tanto, palestras seriam ministradas quinzenalmente por profissionais de saúde em espaços de eventos das cidades. Além disso, o governo deveria (Deveria ou deve?) promover campanhas de combate às notícias falsas sobre as vacinas (Essa discussão precisa ser melhor explorada ao longo do texto) nos meios de comunicação e nas mídias socais, objetivando alertar os cidadãos sobre os riscos decorrentes da ausência de vacinação. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam respeitar o limite de 30 linhas. Além disso, é preciso elaborar uma estratégia argumentativa capaz de garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200