A mornidão social e estatal em relação às vacinação e imunização dos brasileiros - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 05/10/2019

Status:

Corrigida
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Durante a época do Colonialismo, no século XV, houve uma enorme mortandade de nativos americanos. Isto se deu porque os colonizadores europeus que vinham às terras americanas traziam consigo inúmeros organismos causadores de doenças (Como essa ideia se relaciona com o período anterior? Reformule). Doenças essas quer eram desconhecidas pelos indígenas, portanto , estes não sabiam como se tratarem, provocando, então, inúmeras mortes. Porém, na pós-modernidade, muitas curas para doenças foram descobertas, e as vacinas, substâncias que estimulam a imunização do organismo, foram inventadas. Ainda assim, ultimamente, a questão da vacinação e imunização dos brasileiros têm sido desvalorizada pela sociedade e negligenciada pelo Estado, ocultando o seu caráter emergencial. (Delimite as discussões elaboradas e articule as ideias que serão retomadas ao longo do texto)

Contrariamente, em um cenário no qual uma imensa quantidade de doenças não têm suas curas descobertas, as vacinas se mostram necessárias para que não ocorra com as populações expostas às doenças o que ocorreu com os nativos americanos. Outrossim, muitas doenças agem tão rapidamente no organismo que este não tem tempo o suficiente para produzir uma resposta imunológica tão rápida quanto, e são nestes casos em que as vacinas são as formas de imunização mais úteis e eficientes. Apesar  disso, pesquisas e dados mostram que as taxas de vacinação e imunização da população brasileira têm diminuído gradativamente, (Sem vírgula) ao longo dos últimos anos. (Delimite as discussões)

 Por exemplo, segundo dados da Unicef ( Fundo das Nações Unidas para a Infância ), a cobertura da vacina tríplice viral, que estava próxima a 100% em 2014, caiu 15% a partir de 2015 até 2018. Por sua vez, a cobertura vacinal da poliomielite caiu 16,5% no período de 2015, quando a taxa estava acima de 95%, a 2017 (Problemas na construção de sentido). Durante o mesmo período, a cobertura da vacina tríplice bacteriana caiu 11,8%.Antes disso, estivera acima de 90%. A mesma instituição, (Sem vírgula) mostrou preocupação com a situação do Brasil. Isso porque, segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a cobertura vacinal brasileira está caindo, ao contrário da tendência global. (Reelabore as discussões apresentadas)

Concomitantemente, é imprescindível que haja uma ação conjunta entre a OMS, o Ministério da Saúde e outros órgãos da área, (Sem vírgula) para a mobilização de profissionais e veículos, visando a distribuição e administração das vacinas em áreas onde a cobertura vacinal é menor ou onde a exposição à organismos patogênicos é maior, visando a imunização das populações, a partir dos locais mais necessitados. Urge também a ação da sociedade civil e das escolas para a disseminação do conhecimento, conscientizando todas as etárias, por meio de palestras, campanhas e extracurriculares, a zelarem com a sua própria saúde, visando, assim, a formação de cidadãos responsáveis e uma sociedade em harmonia com o saneamento básico e a saúde. (Reelabore a proposta de intervenção)



 

 

 

 

Comentários do corretor


Observe que há um limite para desenvolver as discussões. Reelabore e articule as ideias apresentadas, delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200