- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 04/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A humanidade obteve diversos avanços na medicina desde a criação da vacina (Vírgula) em 1976, que viabilizou a erradicação de diversas doenças (Cite algumas) em todo o mundo. Porém, como ocorreu na Revolta da Vacina 1904 (Relacione mais esse fato com o tema), a carência de informação gera estranhamento e rejeição a aplicação dessa e, além disso, o desdenho de que determinadas doenças, já erradicadas, possam voltar é, muitas vezes, o ensejo para que isso aconteça. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

É importante salientar, primeiramente, a relevância da vacinação frente às doenças infecciosas. A descoberta deste método de prevenção de enfermidades (Vírgula) como a varíola, em 1974 (Vírgula) pelo médico Edward Jenner, possibilitou a criação de vacinas para diversas outras doenças, promovendo a redução da transmissão dessas, do número de mortandade relacionado a esta causa, dos gastos com medicamentos, (Sem vírgula) e proporcionou maior resistência a eventuais infecções. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Entretanto, a falta de instrução gera aversão a este método promissor. Em 1904, com o surto de diversas moléstias, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, (Sem vírgula) estabeleceu a “Lei da Vacinação obrigatória” buscando a erradicação destes males (Melhore a contrução dessa ideia). Porém, com o uso da violência e sem a devida instrução dos benefícios da ação, a população rejeitou de maneira a protestar nas ruas. Nos dias atuais, muitas famílias não têm o devido conhecimento sobre algumas doenças, por motivo destas estarem eliminadas há algum tempo, e não realizam a vacinação, aumentando o risco destas enfermidades reaparecerem e, (Sem vírgula) devido à facilidade de deslocamento de pessoas de um país para o outro, (Sem vírgula) atravessar fronteiras. (Reelabore as discussões desse parágrafo. Abordagem superficial das ideias apresentadas)

Isto posto, é necessário que a vacinação seja uma realidade para todos. Cabe às Prefeituras Municipais, por intermédio dos agentes comunitários de saúde nas visitas domiciliares, instruir a população sobre os riscos de não ser vacinado; (Vírgula) inspecionar as carteiras de vacinação e, por fim, realizar campanhas de imunização, principalmente nos bairros onde a inspeção revelar maior número de adultos e crianças não vacinadas, para que esta prevenção alcance o maior número de pessoas. (Rearticule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200