Vacina: sua importância para a sociedade - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 04/10/2019

Status:

Corrigida
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A vacina é um meio de se proteger contra doenças q (Uso inadequado da linguagem formal) não existe outro meio de se proteger (Reestruture essa construção). Elas são feitas com o próprio vírus ou bactéria da doença que estão enfraquecidas (Problemas de concordância) para poder ser aplicado nas pessoas. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

As vacinas são importantes, pois elas erradicaram doenças que a há muito tempo não eram infectadas pelas pessoas (Melhore a construção de sentido). Mas de 2017 para cá (Evite esse tipo de construção), o número de pessoas que não acreditam em vacinas ou acham que as próprias vacinas dão a doença, são chamadas de antivacina, subiu drasticamente, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vacinas como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche – DTP) e o poliomielite são as que estão diminuindo o número de pessoas imunizadas (Reelabore essa discussão). Apenas a vacina de BCG atingiu a meta estabelecida de 95% do público-alvo imunizado. (Falta de progressão de sentido)

Com a volta dessas doenças, (Sem vírgula) estamos vendo (Evite primeira pessoa) um número muito grande de pessoas que estão morrendo com essas doenças que poderiam estar imunizadas (Vírgula) mas acabam não acreditando tanto por achar que elas causam outras doenças ou por informação errada, chamadas de "fake news" (Reveja essa denominação. Articule essa discussão). Várias campanhas estão tendo que reforçar as informações e estendendo as campanhas para que pelo o menos o número de cidadãos imunizados seja alcançado. (Abordagem superficial do tema.

A partir das informações apresentadas acima, concluímos que as "fake news"  (Como assim? Como essa construção se relaciona com o tema?) são espalhadas por muita gente e elas acabam acreditando e repassando sem saber se aquilo é verdade, com tantos meios para se informar hoje em dia elas não se informam direito (Evite esse tipo de contrução). As campanhas estão fazendo a parte deles, estendendo as campanhas até onde eles podem, mas poderiam passar de casa em casa para reforçar mais e ser capazes de dar as vacinas também, (Reelabore) pois tem gente que não pode sair de casa por mobilidade reduzida ou por não conseguir ou poder sair sozinha (Reelabore essa construção). Isto poderá aumentar o número de cidadãos imunizados e menos gente que não acredita em vacina. (Reformule a proposta de intervenção)

Com tais implementações, as vacinas poderá ser uma mazela passada na História brasileira. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e desenvolvolvidas de acordo com o texto, sobretudo de acordo com a problemática. Não deixe de exercitar  a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200