- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 03/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme “Alien: Covenant”, lançado em 2017, uma tripulação é enviada a um planeta distante (Vírgula) a fim de colonizá-lo. No entanto, ao chegar neste planeta, (Sem vírgula) alguns membros dessa tripulação são acometidos por um vírus que dá origem a uma criatura hostil. Analogamente, no Brasil, muitas pessoas contraem vírus causadores de doenças graças ao crescimento de movimentos antivacina, que as impedem de terem a devida imunização. (A discussão precisa ser melhor elaborada e melhor relacionada. Reestruture)

O Artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), (Sem vírgula) prevê que é obrigatória a vacinação de crianças nos casos recomendados pelas autoridades. Entretanto, essa vacinação não está ocorrendo da maneira prevista, causando o retorno de doenças já erradicadas. Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação contra o sarampo é a que teve o percentual mais baixo neste ano, resultando no aumento de casos da doença (Apresente motivações).

Desse modo, é evidente que a vacinação é uma importante ferramenta no combate contínuo a esta doença (Essa discussão precisa estar mais explorada ao longo do desenvolvimento). Porém, os movimentos antivacina estão impossibilitando a sua eficácia; (Vírgula) isso porque, (Sem vírgula) a população está insegura, temendo possíveis consequências desse método de prevenção, acabando por não se vacinar e perpetuar a transmissão de alguns tipos de doença. (Reestruture as discussões)

Portanto, para que o Brasil não volte a ser afetado por tais doenças, deve haver um esclarecimento da população através de eventos e palestras financiados pelos Governos do Estado, com a finalidade de sanar dúvidas em relação à eficácia das vacinas. Com isso, a população será tranquilizada e a vacinação não será mais uma problemática em questão, e sim uma solução. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto, pois a abordagem da problemática do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200