A ineficiência do sistema de saúde brasileiro: - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 03/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No inicio do século XX, para combater a epidemia de doenças que se espalharam sobre as camadas mais pobres do Rio de Janeiro, o presidente Rodrigues Alves incumbiu a prefeitura local de limpar a cidade e criar práticas de saneamento. O médico Oswaldo Cruz (Vírgula) que foi encarregado de cuidar da saúde pública (Vírgula) impôs a vacinação obrigatória à população, que se revoltou contra a iniciativa, (Sem vírgula) por acreditar que seria uma tentativa de eliminar o povo. Atualmente, apesar de comprovada sua eficácia, muitas pessoas discordam da sua eficiência.

Na Europa, (Sem vírgula) foram divulgadas através das redes sociais falsas notícias afirmando que as vacinas causavam malefícios aos indivíduos, ocasionando uma brusca queda no índice de prevenção. Por consequência, enfermidades erradicadas retornaram (Desenvolva mais essa discussão ao longo do desenvolvimento). Porém, em países periféricos como o Brasil, a falta práticas de saneamento básico (Problemas na construção de sentido) e o déficit de campanhas competentes por parte do governo pioram a situação. Outro fator preocupante é a queda no número de crianças imunizadas. (Observe a falta de progressão das ideias. Reelabore)

De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) a cobertura vacinal da poliomielite no Brasil baixou de 95% em 2014 para 78,5% em 2017. Além da falta de debate sobre este assunto por parte dos educadores, dos serviços midiáticos e do Estado, (Sem vírgula) o Brasil carece de sistemas de saúde regionais satisfatórios e rigorosos, bem como agências sanitárias. (Abordagem superficial da discussão)

Perante esta circunstância, o governo deve junto com os meios de comunicação em massa criar propagandas para motivar a população e também conscientizar um número maior de pessoas e investir em palestras que demonstrem aos cidadãos os benefícios da imunização (Reelabore essa ideia). Adiante, aumentar o número de campanhas preventivas para popularizar a vacinação, bem como promover uma parceria das agências de saúde, escolas e creches (Vírgula) a fim de manter as fixas  (?) de prevenção dos jovens atualizadas desde a infância. Isto viabilizará a saúde e o bem-estar dos habitantes.
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas para garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200