- Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 03/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente está em evidência assuntos sobre os movimentos antivacina, e que a consequência dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), segundo especialistas, pode resultar na volta de doenças consideradas erradicadas no Brasil há 20 anos – segundo dados na BBC news –. Considerando a gravidade desse assunto, é importante debater e apresentar soluções viáveis para combater à volta dessas doenças. (Reestruture as construções apresentadas. Articule as ideias)

Em primeiro plano, consideramos (Não use primeira pessoa), (Sem vírgula) a importância e a eficácia das vacinas para a defesa do corpo humano, (Sem vírgula) contra bactérias e agentes infecciosos, (Sem vírgula) causadores de doenças consideravelmente graves (sarampo, poliomielite, rubéola) (Essa ideia precisa ser reestruturada). A vacina constitui em inserir no organismo humano micrioorganismos inativados da doença, protegendo o corpo humano, agindo como agente defensor quando necessário (Reelabore essa ideia).

Além disso, notamos, (Sem vírgula) que, (Sem vírgula) o possível retorno dessas doenças pode resultar em uma epidemia em alta escala no Brasil, por serem doenças consideradas de fácil contagio. Segundo dados obtidos pela BBC, o sarampo – doença altamente contagiosa -, é a doença evitável por vacina, (Sem vírgula) que mais causa mortes no mundo. Ademais, é importante observar as consequências da poliomielite nas crianças, quando não vacinadas, pode apresentar atrofia muscular, paralisia de uma das pernas, etc. (Reestruture as discussões apresentadas. Desenvolvimento superficial do tema)

Portanto, é de fácil entendimento a importância das campanhas de vacinação no atual contexto brasileiro (Não elabore esse tipo de construção), evitando aumento em taxas de mortalidade, problemas secundários como aumento de paciente em filas de hospitais, e problemas econômicos na área da saúde. Através de planos de conscientização (Vírgula) por meios de comunicação eficazes, as campanhas de vacinas se tornariam mais notáveis e assim mais pessoas estariam protegidas evitando uma possível crise no país. (Elabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Fique de olho no uso da vírgula. Além disso, é importante delimitar as ideias para garantir um bom desenvolvimento das discussões. Exercite mais a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200